CEBOLA - CULTIVO, MERCADO E TECNOLOGIA

AGRO - CEBOLA

Uma das mais importantes hortaliças cultivadas, difundidas e consumidas no mundo todo.

CEBOLA - CULTIVO, MERCADO E TECNOLOGIA

O cultivo da cebola no Brasil tem grande importância social e econômica, pois é cultivada por pequenos agricultores ( agricultura familiar) tendo grande necessidade de mão-de-obra, gerando emprego e renda. Em grandes plantios, a cebola tem importância significativa na geração de empregos de forma direta e indireta.

CULTIVO, MERCADO E USO DE TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CEBOLA

Cebola Cultivo Mercado e uso Tecnologia, Agronegócio no Brasil, Irrigação , Gotejamento, Agricultura Familiar

AGRICULTURA NO BRASIL - CEBOLA ROXA


AGRICULTURA - CULTIVO DE CEBOLANO MUNDO

É originária da Ásia Central, e foi cultivada na Índia e na China desde tempos remotos. Trazida para a América por Cristóvão Colombo para o Caribe e para o Brasil pelos colonizadores portugueses. A cebola é uma das mais importantes hortaliças cultivadas, difundidas e consumidas no mundo todo, sendo consumida in natura, na forma de saladas, minimamente processada e industrializada em uma ampla variedade de produtos.

China e Índia são os maiores produtores de cebola, concentram cerca de 43 % da oferta mundial. Esses países têm elevadas produções devido à grande área plantada, porém, a produtividade média de 15,5 t/ha é muito baixa. De outro lado, Coréia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Japão, Chile, Alemanha, Austrália e Bélgica integram o grupo de países com produtividades médias superiores a 45 t/ha, enquanto a média mundial é ao redor de 18 t/ha.

O Brasil é o 8º produtor de cebola, participando com cerca de 2 % da oferta mundial e responde por 36 % da produção sul-americana.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola o estado de Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país e investe constantemente em tecnologias. 

Os produtores catarinenses ampliaram a produtividade chegando a uma média de 29,7 toneladas por hectare, e não é raro encontrar produtores que colheram mais de 50 toneladas por hectare em mais de 20 mil hectares de cultivo de cebola.


CEBOLA   CULTIVO DE CEBOLA   CULTIVO DE CEBOLA

TECNOLOGIA RURAL - INOVAÇÕES NO CULTIVO

Como vem acontecendo em diversas culturas, a cebola também vem passando por muitas transformações pelo emprego de tecnologias inovadoras. Isso está possibilitando mudanças no sistema de produção, com alcances cada vez maiores na produtividade, qualidade da produção, resistência genética para pragas e doenças, melhorias na nutrição, irrigação e mecanização de diversas fases do sistema de produção.

Além do sistema de produção, têm ocorrido mudanças ligadas ao mercado onde a cebola embora seja uma hortaliça, está cada vez mais sujeita as regras de um mercado globalizado a exemplo das commodities em função da possibilidade de armazenagem da produção por alguns meses e avanços na área de mercado e logística internacional.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção de cebola tem mantido crescimento gradativo e constante desde 2004.

CEBOLA - INOVAÇÕES NO CULTIVO

CULTIVO DE CEBOLA


MERCADO MUNDIAL DE CEBOLA

No mercado mundial de cebola destacam-se como principais países exportadores a Índia, Holanda, China, México e Espanha. O Brasil está entre os 10 maiores produtores mundiais de cebola.

Por outro lado, os principais países importadores são Malásia, EUA, Emirados Árabes, Rússia e Japão (FAO). O Brasil também é um importante importador de cebola. 

A cebolicultura do Brasil atende majoritariamente o mercado interno, sendo que uma pequena parte da produção é exportada. É uma das culturas mais importantes economicamente e a segunda hortaliça mais valiosa do mundo, atrás apenas de tomate. O trio batata, tomate e cebola representa as hortaliças de maior importância socioeconômica para o país.

PRODUÇÃO DE CEBOLA NO BRASIL POR ESTADO

PRODUÇÃO DE CEBOLA NO BRASIL POR ESTADO

GESTÃO RURAL - CAPACITAÇÃO E TECNOLOGIA NO CULTIVO DA CEBOLA


Com as inovações tecnológicas dos últimos anos e a especialização dos cebolicultores brasileiros houve considerável melhora nos índices de desempenho produtivo da cultura, com ganhos importantes de produtividade.

No entanto, ainda são necessários avanços no aumento da produtividade para Estados como o Rio Grande do Sul e Paraná. O maior nível de tecnologia empregado nas lavouras, como a adoção de cultivares híbridas que permitem altas populações de plantas, manejo adequado da irrigação e a adoção de ferramentas de gestão em produtores de maior porte.

No Brasil, o método indireto (semeadura + transplantio), tem sido o mais utilizado. Ele abrange a semeadura em canteiros especiais, chamados sementeiras, até o transplante de mudas para o local definitivo.

Cebola Cultivo Mercado e uso Tecnologia, Agronegócio no Brasil, Irrigação , Gotejamento, Agricultura Familiar

ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDA DE RURAL - COLHEITA CEBOLA - USO TECNOLOGIA


PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DE CEBOLA NO BRASIL

As principais regiões produtoras de cebola no Brasil são o Sul (PR, RS, SC), Sudeste (SP, MG) e Nordeste (BA, PE). O sistema de produção de cebola é bastante distinto entre as principais regiões produtoras brasileiras. 

No Sul, principal região produtora de cebola, com mais de 50% da produção nacional, predomina a produção em pequenas propriedades, com áreas de até 10 hectares em sistema de transplante de mudas e emprego mão de obra familiar, com contratação esporádica para o plantio e colheita.

Nesta região, a maior parte da produção é armazenada e comercializada durante pelo menos cinco meses. Os custos de produção são menores do que nas demais regiões.

O estado de Santa Catarina é responsável por cultivar quase metade da área de cebola do Brasil. A região de Lebon Régis, por sua vez, se destaca dentro do estado catarinense pelo maior nível de tecnologia e também pelo clima, que favorece a produção do bulbo.

GESTÃO FINANCEIRA RURAL - INVESTIMENTO E RETORNO

O sucesso na produção de cebola depende de vários fatores, a começar pela escolha da variedade, do local e da época de plantio, passando pela correção e adubação do solo, pelo manejo cultural (adubações complementares, controle de plantas infestantes, irrigação) e controle de pragas e doenças, chegando a questões relacionadas à colheita, pós-colheita e à comercialização.

Os gastos com mão de obra são muito representativos no custo da cebola, especialmente o trabalho temporário para colheita. Ao todo, os gastos com mão de obra podem representar quase 50%, enquanto que os outros 50% são empregados nos insumos necessários para implementação da cultura.

Cebola Cultivo Mercado e uso Tecnologia, Agronegócio no Brasil, Irrigação , Gotejamento, Agricultura Familiar

CEBOLA- AGRONEGÓCIO


É o mercado quem dita o lucro. Mesmo produzindo bem, a rentabilidade da cebola varia muito de mercado. Às vezes se lucra mais, outras vezes se tem prejuízo. Temos que levar em conta que a cebola é uma cultura de produção arriscada. 
Carlos do Tigre






 _____________________


BRASIL: MAIORES PRODUTORES DE ABACAXI

 _____________________



_____________________




 _____________________




CARLOS DO TIGRE


CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



MANGA

MAIORES PRODUTORES DE MANGA


AGRO É POP    AGRONEGÓCIO      AGRO RURAL

CRÉDITO RURAL    PECUÁRIA    AGRICULTURA
PRODUTOR RURAL    PRODUTORA RURAL    AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL
GESTÃO RURAL     GESTÃO FINANCEIRA RURAL     GESTÃO DE EMPRESA RURAL 

AGRONEGÓCIONA REGIÃO NORTE

2 Comentários

  1. Gosto deste Blog, matérias importantes para nossa região
    Pedro N4

    ResponderExcluir
  2. Solicito contato de agricultor de cebola, meu WhatsApp é 95 98404-7727

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem