CULTURA DO NORDESTE
DANÇAS DO NORDESTE
CULTURA NORDESTINA
O Nordeste é uma região com aspectos culturais muito fortes, presentes na culinária, na literatura de cordel, nas danças e nas religiões afro-brasileiras.
Composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a Região Nordeste tem muito a mostrar culturalmente.
O Brasil, uma colcha de retalhos, possui em cada canto um pouco para dizer de si. E o Nordeste tem muito a nos mostrar. Seja pelas paisagens, a cultura material ou imaterial, temos muito a aprender com a população nordestina.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO NORDESTE
As comidas típicas, as danças, as músicas, as paisagens, diversidade de sotaques e etnias dão ainda mais vida e cor ao povo nordestino e mostra força de uma cultura marcante.
Artesanato, capoeira, culinária, festas juninas, frevo, literatura de cordel, reisado e religiões afro-brasileiras são manifestações culturais enraizadas na região nordeste.
A cultura e a alegria do povo nordestino também se mostra através de suas danças.
FESTAS JUNINAS - SÃO JOÃO
Uma das manifestações culturais e artísticas mais fortes no Nordeste, as festas juninas, comemoradas no mês de junho, reuni pessoas de todo o Brasil. As festividades celebram três santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (20 de junho).
QUADRILHA JUNINA - FESTA JUNINA - SÃO JOÃO
CARUARU PE
Nelas, há danças típicas, quadrilhas juninas, decorações temáticas, balões, fogos de artifício e comidas gostosas de milho e coco (pamonha, milho assado, bolo de milho, pipoca, mané pelado, etc.)
Em Pernambuco, a Festa de São João de Caruaru, é uma festa movimentada com duração de até um mês. Com muitas brincadeiras, casamento caipira, correio elegante, forró e o tradicional pau de sebo, a festa conta com atrações de todo o país.
Na Paraíba, a maior festa de São João do mundo é de Campina Grande. Com grupos de dança, barraquinhas e diversidade culinária, ela pode atrair até dois milhões de visitantes.
REISADO - FOLIA DE REIS
O reisado é uma festividade da religião católica presente na cultura da Região Nordeste. A festa, realizada em alguns estados do Nordeste, como em Alagoas, Piauí e Sergipe, celebra a visita dos Reis Magos a Jesus.
Também conhecido como Folia dos Reis, a celebração se articula com um grupo de foliões vestidos com roupas cheias de fitas e espelhos. Esses percorrem as ruas das cidades e bairros, cantando e festejando com músicas típicas.
REISADO - FOLIA DE REIS - NORDESTE
FREVO
O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval.
O frevo, uma dança folclórica presente no carnaval de rua, é destaque no carnaval de Pernambuco, tendo sido instituído, em 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
FREVO - PERNAMBUCO - NORDESTE
CAPOEIRA
A capoeira, inserida no Brasil pelos africanos escravizados, é tida como uma das modalidades de luta mais populares entre os nordestinos, tornando-se depois uma dança.
Bahia e Pernambuco são os estados com maiores adeptos da capoeira e, consequentemente, onde é frequente encontrar grupos pelas ruas fazendo apresentações.
CAPOEIRA - BAHIA - NORDESTE
O Nordeste é uma região muito alegre e festiva, é o berço de muitas danças e celebrações populares.
Além do reisado, festa junina, frevo e capoeira o nordestino nos oferece o maracatu, coco, samba de roda, samba de véio, o forró e o xaxado.
Nosso Nordeste querido, boa matéria
ResponderExcluirSantatanproducoesventos #
ResponderExcluir