MULHER RURAL

PROTAGONISMO DA MULHER RURAL, AGRO

MULHER RURAL : O PODER DO AGRO

MULHER RURAL , AGRICULTURA FAMILIAR, AGRONEGÓCIO

MULHER RURAL

A MULHER NO AGRO

Elas são agricultoras, geradoras de renda, de conhecimento, agentes ambientais, pacificadoras do campo, provedoras do lar. Os papeis das mulheres rurais são tão numerosos quanto suas lutas e vitórias.

Essenciais para a produção de alimentos no mundo, as mulheres rurais tem um papel fundamental na evolução global e sustentável do agronegócio.

Apesar do constante esforço de movimentos sociais que buscam reivindicar o reconhecimento do papel da mulher no campo, a agricultura ainda é um setor majoritariamente ocupado por homens. Porém, a contribuição das mulheres rurais é uma peça-chave para o desenvolvimento social, para a segurança alimentar e nutricional e para a erradicação da fome no mundo.

MULHER RURAL , AGRICULTURA FAMILIAR, AGRO, EMPODERAMENTO FEMININO
PROTAGONISMO DA MULHER NO AGRO

TRABALHO DA MULHER NO MUNDO RURAL

Responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil, as mulheres, na maioria dos casos, trabalham tanto no campo quanto em casa, cerca de 12 horas semanais a mais que os homens e, ainda assim, apenas 19% delas são proprietárias de terras, enquanto os homens detêm 81%.

Estudos comprovam que quando as produtoras conseguem ter acesso igual ao dos homens aos recursos produtivos e financeiros, oportunidades de renda, educação e serviços, há um aumento significativo na produção agrícola e uma redução considerável no número de pessoas pobres e com fome. 

O agronegócio brasileiro está entre os mais competitivos do mundo e milhares de mulheres já atuam no ramo, seja na produção, gestão ou pesquisa científica. Porém, mesmo comprovando sua eficiência e importância, esse grupo ainda não é devidamente apreciado e precisa da união de esforços para que os projetos saiam do papel e se tornem ações. 

         MULHER RURAL , AGRICULTURA FAMILIAR

       CAMPO: MULHERES NO COMANDO 


PROTAGONISMO DA MULHER

É preciso atenção e trabalho para o protagonismo feminino ser uma realidade cada dia mais presente no meio rural. Para isso empresas, instituições e cooperativas devem dar mais espaço para as mulheres em suas posições de liderança e corpos diretivos.

Em um mundo ainda tão masculino, evidenciar e fortalecer o papel das mulheres do campo na transformação da nossa sociedade se faz muito necessário.

As empresas, organizações e cooperativas tem um papel importante a desempenhar na aceleração da taxa de progresso das mulheres. E o cooperativismo, se estabelecendo como um movimento inclusivo e apoiador da diversidade, pode contribuir incentivando o protagonismo das mulheres no agronegócio e dando espaço e oportunidades para que elas cresçam dentro do movimento.

Precisamos de mais mulheres exercendo a administração de propriedades rurais, sendo protagonistas na gestão rural, dirigindo tratores, chefiando cooperativas, pescando, plantando e colhendo. Mais mulheres, tomando decisões, liderando, participando efetivamente e se beneficiando da pujança do agro brasileiro

Samilla Candida é agrônoma e doutoranda em Fertilidade de Solo


FONTE: MINISTÉRIO AGRICULTURA  /  FAO ONU  /  MUNDOCOOP




_____________________





 _____________________




CARLOS DO TIGRE



CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



AGRICULTURA FAMILIAR BRASIL


AGRO É POP    AGRONEGÓCIO      AGRO RURAL
CRÉDITO RURAL    PECUÁRIA    AGRICULTURA
PRODUTOR RURAL    PRODUTORA RURAL    AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL

GESTÃO RURAL     GESTÃO FINANCEIRA RURAL     GESTÃO DE EMPRESA RURAL  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem