MULHER RURAL : O PODER DO AGRO
MULHER RURAL
A MULHER NO AGRO
Elas são agricultoras, geradoras de renda, de conhecimento, agentes ambientais, pacificadoras do campo, provedoras do lar. Os papeis das mulheres rurais são tão numerosos quanto suas lutas e vitórias.
Essenciais para a produção de alimentos no mundo, as mulheres rurais tem um papel fundamental na evolução global e sustentável do agronegócio.
Apesar do constante esforço de movimentos sociais que buscam reivindicar o reconhecimento do papel da mulher no campo, a agricultura ainda é um setor majoritariamente ocupado por homens. Porém, a contribuição das mulheres rurais é uma peça-chave para o desenvolvimento social, para a segurança alimentar e nutricional e para a erradicação da fome no mundo.
PROTAGONISMO DA MULHER NO AGRO
TRABALHO DA MULHER NO MUNDO RURAL
Responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil, as mulheres, na maioria dos casos, trabalham tanto no campo quanto em casa, cerca de 12 horas semanais a mais que os homens e, ainda assim, apenas 19% delas são proprietárias de terras, enquanto os homens detêm 81%.
Estudos comprovam que quando as produtoras conseguem ter acesso igual ao dos homens aos recursos produtivos e financeiros, oportunidades de renda, educação e serviços, há um aumento significativo na produção agrícola e uma redução considerável no número de pessoas pobres e com fome.
O agronegócio brasileiro está entre os mais competitivos do mundo e milhares de mulheres já atuam no ramo, seja na produção, gestão ou pesquisa científica. Porém, mesmo comprovando sua eficiência e importância, esse grupo ainda não é devidamente apreciado e precisa da união de esforços para que os projetos saiam do papel e se tornem ações.
PROTAGONISMO DA MULHER
Em um mundo ainda tão masculino, evidenciar e fortalecer o papel das mulheres do campo na transformação da nossa sociedade se faz muito necessário.
As empresas, organizações e cooperativas tem um papel importante a desempenhar na aceleração da taxa de progresso das mulheres. E o cooperativismo, se estabelecendo como um movimento inclusivo e apoiador da diversidade, pode contribuir incentivando o protagonismo das mulheres no agronegócio e dando espaço e oportunidades para que elas cresçam dentro do movimento.
Precisamos de mais mulheres exercendo a administração de propriedades rurais, sendo protagonistas na gestão rural, dirigindo tratores, chefiando cooperativas, pescando, plantando e colhendo. Mais mulheres, tomando decisões, liderando, participando efetivamente e se beneficiando da pujança do agro brasileiro
FONTE: MINISTÉRIO AGRICULTURA / FAO ONU / MUNDOCOOP
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________