NA CIDADE QUE VIVEMOS
COMO VIVEMOS ONDE VIVEMOS?
Com novas maneiras de ser e de atuar podemos moldar o ambiente a nossa volta. Nossos hábitos são influenciados pela forma da cidade. Podemos mudar a vida de pessoas transformando lugares. As cidades e seus espaços são pensados e construídos, direta ou indiretamente, por nós.
Carlos Do Tigre
CIDADE QUE VIVEMOS TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ
A CIDADE QUE A GENTE QUER
TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ
“A dimensão coletiva da cidade enquanto assentamento urbano é muito forte. O entendimento de que a área urbana dos municípios, construída por todos, e que os humanos interagem com centenas ou milhares de pessoas mesmo que não se falem, mesmo que não se toquem. Todos os laços e interconexão social são mediados pelo espaço da cidade”, diz Rodrigo Iacovini, urbanista.
“Desenhar uma cidade dos sonhos é fácil; para reconstruir uma cidade existente, é preciso imaginação”. Jane Jacobs - Escritora
CIDADE REFLEXO DE SEU CIDADÃO
A cidade é um reflexo de seu cidadão. O sociólogo e urbanista Robert Park afirmou que, ainda pouco consciente de sua tarefa, ao criar a cidade o homem apenas recriou a si mesmo.
É por esta razão que a cidade que queremos ter depende da pessoa que queremos ser, ou seja: das relações sociais que buscamos, do modo de coexistência com a natureza que estabelecemos, do estilo de vida que nos satisfaz e dos valores estéticos que prezamos.
A CIDADE QUE A GENTE QUER - PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CARLOS DO TIGRE - A CIDADE QUE A GENTE QUER
Reinventar a cidade depende inevitavelmente do exercício de um poder coletivo sobre o processo de urbanização”. Por isso, exercer esse direito passa essencialmente pela definição da visão de futuro que temos para nós mesmos e para a nossa cidade – quem somos e quem queremos ser.
A participação social é um meio para moldar as cidades que os cidadãos almejam e que podem gerar maior qualidade de vida.
É possível fazer enquanto cidadão, mas coletivamente gera-se maior impacto e em maior velocidade.
Por meio da interação, diálogo, compartilhamento e experiência dos diferentes atores de um espaço, surgem contribuições criativas e significativas para o bem comum.
GESTÃO DOS MUNICÍPIOS E PROXIMIDADE
A gestão pública municipal é tão complexa quanto importante. Além da necessidade de atender um número altíssimo de pessoas, é preciso se focar em diversos aspectos da sociedade que contribuem para que o público tenha uma melhor e crescente qualidade de vida.
A relação com a população é provavelmente o aspecto mais desafiador de qualquer setor da gestão pública municipal. Não somente em entregar o que ela precisa, mas literalmente em manter uma relação positiva e próximas a ela.
COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO
Um dos desafios de uma gestão pública é trabalhar na relação e na comunicação com o público. E o atendimento ao público é um aspecto a ser implantado e explorado visando '' enxergar'' as necessidades individuais e endenter as necessidades coletivas dos cidadãos. Este atendimento, precisa ser humanizado, rápido, eficiente e satisfatório. Uma das principais reclamações da população é quando eles sentem que não são ouvidos.
CIDADES - CIDADÂNIA - SERVIÇOS PÚBLICOS