CAPRINOS E OVINOS
O SETOR RURAL É MOTOR DO PROGRESSO
Em momentos em que a economia dá sinais de enfraquecimento, com previsões de crescimento menor, economistas quase sempre renovam suas apostas na ECONOMIA RURAL que compõem importante parte no Produto Interno Bruto - PIB e sustenta a geração de riquezas do BRASIL, estados e é fundamental nos MUNICÍPIOS RURAIS.
O AGRONEGÓCIO gosta de caminhar no sentido oposto em determinadas "crises" do PIB, e o SETOR RURAL costumar mostrar que é o motor do progresso. Por muitas vezes esbanjou disposição, fôlego, e mostra sua importância na balança econômica da história nacional.
SETOR RURAL - MOTOR DO PROGRESSO
A RIQUEZA DO SERTÃO - CABRAS E OVELHAS
Nações que hoje desfrutam um bom lugar no cenário mundial produziam vestuários (peles e lã) e seus alimentos (carne e leite) por meio de ovelhas e cabras e foram bem sucedidas.
Uma ótima alternativa nas pequenas e médias propriedades com objetivo de gerar renda aos produtores rurais familiares é a criação de CAPRINOS e OVINOS
Em diversos períodos da história as riquezas do SERTÃO foram drenadas para os litorais. Riquezas dos sertanejos serviram para enriquecer outras regiões, mas não a deles.
Cabras e ovelhas rústicas, adaptadas ao sertão continuaram lá, fazendo companhia ao sertanejo forte que semeava na terra seca. Continuam lá nos mostrando através da história o que poderia ter sido e não foi feito e que continua esperando por atenção, reconhecimento e valorização de um importante seguimento na pecuária sertaneja que é a caprino-ovinocultura.
IMPORTÂNCIA DA CAPRINO-OVINOCULTURA NO SERTÃO
INVESTIMENTO E VALORIZAÇÃO DA PECUÁRIA FAMILIAR NORDESTINA
O investimento na caprino-ovinocultura no sertão nordestino criaria um bom canal para distribuição de renda que beneficiaria produtores e consumidores, agregando qualidade de vida ao homens e mulheres da agropecuária familiar e ajudaria a manter as famílias nas suas propriedades rurais.
A falta de capacitação tecnológica, dificuldade de acesso a linhas de créditos específicas, difícil alcance a novas e modernas tecnologias atrasam e inibem o crescimento em qualidade do rebanho.
A falta de abatedouros e frigoríficos prejudica a viabilização econômica, em maior escala, da caprino-ovinocultura de corte.
A exploração do leite de cabra e de ovelhas enfrentam, na falta de laticínios, importante barreira para o beneficiamento e distribuição dos produtos derivados.
LATICÍNIOS - BENEFICIAMENTO - LEITE DE CABRAS E OVELHAS
CAPRINOS E OVINOS NO SERTÃO: DIGNIDADE E GERAÇÃO DE RENDA
O produto existe (cabras e ovelhas) falta organizar e injetar incentivos públicos e privados para que a atividade da caprino-ovinocultura seja, de fato e com maior alcance, a ferramenta para o alavancamento de crescimento econômico e social dos produtores rurais familiares.
Na pecuária avançada, há entidades e empreendimentos que alavancam a atividade, desde a propriedade até o mercado exterior, e isto precisa ecoar no sertão para que médios e pequenos produtores alcancem lucratividade.
" É preciso um olhar mais atento e valorização à aqueles que ocupam a zona rural, que se submetem as agruras do campo, aqueles que respeitam o solo onde pisam com trabalho. O suor do produtor rural tem que representar a busca por progresso, modernização e a procura por alternativas visando uma melhor qualidade de vida para dentro das porteiras. É este tipo de consciência que leva um país, estado, município ao desenvolvimento."
CARLOS DO TIGRE
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________