FRUTAS: COCO

 COQUEIRO

O coco adquiriu grande importância na economia de vários países tropicais e é comercializado, atualmente, sob diversas formas de preparação. Coqueiro gera emprego e renda.

COQUEIRAL, CULTIVO DE COCO

COQUEIRO NO BRASIL

O coqueiro tem origem no sudeste da Ásia. No século XVI, a planta foi introduzida no Brasil por Duarte Coelho, primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco, disseminando-se por muitas regiões, principalmente pelo litoral nordestino. 

No Brasil, os cultivos destinam-se à produção de coco seco in natura, coco ralado, leite de coco, óleo de coco e outros derivados do coco seco, e água de coco, a partir do coco verde. 

As variedades de coqueiro mais utilizadas, conforme suas aptidões, são a Gigante do Brasil da Praia do Forte (GBrPF) para coco seco, e a Anão Verde do Brasil de Jiqui (AVeBrJ) para água de coco.

COCO NO BRASIL

No Brasil, a cocoicultura (agricultura - cultura do coqueiro) é de fundamental importância, estimando-se crescente alta na geração de emprego e renda no processo de produção, além dos inúmeros empregos indiretos gerados ao longo da cadeia produtiva. 

Em termos de empregos gerados, estudos na área informam que 1 ha de coco ocupa, em média, três pessoas em emprego direto e que cada emprego direto gera quatro empregos indiretos gerados ao longo da cadeia produtiva do coco.

COCO SECO

A exploração do coco-seco no Brasil apresenta grande importância social e econômica, uma vez que é explorada, predominantemente, por pequenos produtores e agricultura familiar com menos de 10 ha, localizados ao longo do litoral do Nordeste. 

Os frutos são colhidos com um ano de idade de maturação, dos quais se obtém o albúmen sólido, utilizado no consumo in natura ou pela indústria na produção de coco ralado e leite de coco, na fabricação de bebidas, margarinas, ração animal, óleos, álcool graxo, ácido graxo, glicerina, solventes, além de outros produtos.

CULTIVO DO COCO

AGRO - AGRICULTURA - FRUTAS - COCO SECO


COCO VERDE

O aumento significativo da demanda por água-de-coco, atribuído em parte ao crescimento da renda per capita e a um estilo de vida mais saudável, exigiu, nas últimas décadas, uma rápida expansão da produção para o atendimento dessa demanda. 

A utilização do coqueiro-anão, pelo seu alto poder produtivo, foi de fundamental importância para o aumento da produção e da produtividade, o que gerou inúmeras oportunidades de negócios no aproveitamento desse novo nicho de mercado, garantindo maior rentabilidade e atratividade para novos empreendimentos nesse agronegócio.

FRUTAS,CULTIVO COQUEIRO,COCO

AGRO  FRUTAS   COCO   ÁGUA DE COCO 

INDUSTRIALIZAÇÃO DO COCO

A industrialização do coco é uma maneira prática e eficiente para aproveitar ao máximo a produção, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas.

Principais produtos obtidos direta ou indiretamente do coco.

Água de cocoÉ possivelmente uma das bebidas mais puras, alimentícia e completa da natureza.

Leite de coco e coco raladoExtraído da amêndoa fresca, são usados principalmente na culinária e indústria alimentícia.

Óleo de cocoUm dos óleos mais procurados para confeitaria, panificação, indústria de velas, inseticidas e germicidas.

TortaSubproduto da extração do óleo de coco. Muito usada em rações para animais.

MesocarpoFibra para cabos, cordas, redes, tapetes, escovas.

Casca do caroçoCuias, conchas, farinheiras, botões, ornamentos.

Turfa do cocoSerragem do coco. Usada para acolchoamento agrícola.

CopraProduto de maior valor que o coco fornece. Sua principal finalidade é a extração do óleo do coco.

 

Em função das perspectivas de mercado , a implementação de um plano de incentivo e renovação do coqueiral brasileiro, constitui-se como de maior importância, sendo necessário para suprir o mercado interno de matéria - prima e consequentemente a manutenção e elevação da cultura do cultivo de coco na agricultura brasileiras.


FONTE: EMBRAPA - APROCOCO


_____________________

VEJA ESTA MATÉRIA


 _____________________

_____________________




 _____________________




CARLOS DO TIGRE


CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



FRUTAS: PITAYA NO NORDESTE

AGRO É POP    AGRONEGÓCIO      AGRO RURAL
CRÉDITO RURAL    PECUÁRIA    AGRICULTURA
PRODUTOR RURAL    PRODUTORA RURAL    AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL

GESTÃO RURAL     GESTÃO FINANCEIRA RURAL     GESTÃO DE EMPRESA RURAL 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem