FRUTAS: MAIORES PRODUTORES DE GOIABA

  

GOIABA

Nas estatísticas, a goiaba ocupa o 20º lugar entre as frutas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de goiaba, destacando-se entre os maiores produtores, como Índia, Paquistão, México, Egito, Venezuela, África do Sul, Jamaica, Quênia e Austrália
O nome científico da goiaba é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada, podendo ser consumida inteira, na forma de suco, sobremesas ou chás, que são feitos utilizando as folhas da goiaba.

A goiaba é uma fruta capaz de promover a melhora da saúde do trato gastrointestinal, aumentar as defesas do organismo, favorecer a perda de peso e promover a saúde da pele, já que é rica em fibras, antioxidantes e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C.

GOIABAS NO BRASIL, PRODUÇÃO DE GOIABAS

CULTIVO DE GOIABAS

O cultivo da goiabeira apresenta como importância econômica nas diversas formas de aproveitamento do seu fruto, podendo ser consumida como fruta in natura e utilizada na indústria como polpa, néctar, sucos, doces, entre outros. A exigência dos consumidores por frutos de melhor qualidade, torna indispensável a adoção de práticas culturais no sistema de produção. A agricultura familiar representa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros, representando 24,3% da área ocupada. Nesse cenário a fruticultura apresenta-se como uma atividade atrativa economicamente, gerando emprego e renda e auxiliando na redução do êxodo rural.

ALESSANDRO ALVARENGA


CULTIVO DE GOIABAS NO MUNDO

O país com a maior produção de goiaba do mundo é a Índia, seguida pela China, Tailândia, Paquistão, México e Indonésia. 

O Brasil é o sétimo maior produtor de goiaba e o maior produtor de goiaba vermelha do mundo, enquanto a Índia está em primeiro lugar na produção de goiabas brancas.

As Américas respondem por cerca de 45% da produção mundial de goiabas, fruta que hoje é encontrada em quase todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo, em virtude da sua fácil adaptação a diferentes climas e sua fácil propagação por semente.

As frutas apresentam ampla variação na forma, tamanho e cor, sendo as de polpa branca e vermelha as mais exploradas comercialmente.

GOIABAS NO BRASIL

PRODUÇÃO GOIABAS NO BRASIL, FRUTICULTURA, IRRIGAÇÃO

AGRICULTURA FAMILIAR - PRODUÇÃO GOIABA

Com produção estimada em mais de 40 milhões de toneladas e uma uma área estimada em torno de 20.000 hectares, o Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo, destacando-se entre os maiores produtores, como Índia, Paquistão, México, Egito, Venezuela, África do Sul, Jamaica, Quênia e Austrália. Nas estatísticas, a goiaba ocupa o 20º lugar entre as frutas.

A goiaba é cultivada na maioria das regiões do Brasil, segundo IBGE a goiaba ocupa o 20º lugar entre as frutas mais produzidas.

São Paulo é o maior produtor de goiaba do Brasil.  A produção paulista de goiaba divide-se basicamente em dois grupos: o primeiro destinado à indústria e que perfaz 86% do total do Estado, e outro para consumo in natura.

França, Reino Unido e Países Baixos são os grandes consumidores da goiaba brasileira.


NORDESTE E VALE DO SÃO FRANCISCO

CULTIVO DE GOIABA IRRIGADA

O NORDESTE é atualmente a maior região produtora de goiaba do País. 

A produção regional concentra-se nos perímetros irrigados de Pernambuco e Bahia, acolhida por seu potencial hídrico, condições de solo favoráveis e a mecanização utilizada pelos grandes produtores. 

Grande parte da goiaba do Nordeste tem destino certo: os grandes polos culinários da Europa.

 

VALE DO SÃO FRANCISCO - FRUTICULTURA - CULTIVO DE GOIABA

IRRIGAÇÃO

As cidades de Juazeiro(BA) e Petrolina(PE) fazem parte da mesorregião do Vale do São Francisco (VSF), sendo centros de um polo formado por mais seis municípios, sendo três baianos (Casa Nova, Curaçá, Sobradinho) e três pernambucanos (Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista).

A agricultura irrigada e, mais especificamente, a fruticultura irrigada, incluindo entre elas a cultura da goiaba, promoveu um grande dinamismo na economia e na estrutura urbana das cidades deste Polo Econômico e que se estendeu a outros municípios da região.


GOIABAS, AGRONEGÓCIO, AGRICULTURA FAMILIAR, FRUTICULTURA

IRRIGAÇÃO - GOIABA

GOIABA

"Não se pode negar que é um mercado em expansão de produção, com demanda crescente e preços bastante atrativos em boa parte do periodo de colheita e com algumas variações negativas. Todavia, a realidade dos produtores revela algumas dificuldades; como a incidência de pragas, principalmente a nematóide, e a pouca assistência técnica aos pequenos produtores. Vale ressaltar que esses produtores representam uma parcela significativa na Região Nordeste."

Carlos do Tigre


FONTE: SENAR  / MAPA

FAZENDA TERRANOVA, MIOLO


3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem