CEARÁ - PRODUTOR DE ALGODÃO

ALGODÃO

ALGOÃO, COTONICULTURA

AGRICULTURA: ALGODÃO NO CEARÁ 

PESQUISAS, TECNOLOGIA, LOGÍSTICA E APOIO TÉCNICO FOMENTAM O CULTIVO DO ALGODÃO NO CEARÁ


CEARÁ,  COLHEITA ALGODÃO

ALGODÃO - AGRICULTURA - ECONOMIA

Cultura do algodão gerou grandes riquezas entre as décadas de 1960 e 1980 e renasce no Estado com novas tecnologias

Os dados notórios são apontados pela Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece). A Apaece ainda estima que a área plantada de algodão cresça nos próximos anos, o que elevaria o número de vagas de empregos e aumento significativo do faturamento.

A cultura do algodão movimenta o agronegócio no Ceará; grandes, médios, pequenos produtores e a agricultura familiar apostam no cultivo do algodão, a cotonicultura. 

AGRICULTURA - ALGODÃO
TECNOLOGIA, MANEJO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O Programa de Implantação da Cultura do Algodão no Ceará, que trouxe frutos que vão além dos capulhos de algodão. Traumatizados com o bicudo-do-algodão, que devastou plantações há mais de duas décadas, muitos produtores abandonaram a cultura. 

Hoje, com novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa, manejo moderno, apoio e assistência técnica rural e o incentivo de grandes empresas têxteis, o estado estabeleceu bases para a ampliação sustentável da produção da pluma nos próximos anos.

ALGODÃO - AGRICULTURA - ECONOMIA

CULTIVO ALGODÃO -AGRICULTURA FAMILIAR

Os resultados deixam todos produtores rurais muito otimistas. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) também aposta que nos próximos anos haverá aumento considerável na geração de emprego e renda.

Com a cultura mais resistente à seca, com tecnologia de convivência com as pragas e assistência técnica agrícola disponibilizada pelo estado, produtores agrícolas comemoram a retomada do plantio do algodão.

PRODUÇÃO DE ALGODÃO NO CEARÁ - HISTÓRIA

Historicamente, um dos maiores produtores de algodão do Brasil, o estado do Ceará inicia retomada de sua plantação graças a investimentos em tecnologia e manejo. As parcerias de instituições ligadas ao setor com Embrapa, Centec, Ematerce e Secretarias Estaduais do Ceará também ajudaram a impulsionar o aumento na produção.

A cultura do algodão, aos poucos, vem sendo retomada e mudando a realidade dos campos no estado do Ceará, que já foi um dos maiores produtores do país há cerca de três décadas. Nos meses de agosto e setembro, os campos ficam cheios e a colheita se inicia. 

O Ceará tem características naturais que fazem dele um grande produtor de algodão, principalmente aliando técnica e tecnologia. Nos anos 1980, antes da praga do bicudo, tinha um status na produção algodoeira diferenciado, chegando a plantar cerca de 1,2 milhão de hectares. Exatamente por isso, o Estado chegou a ser o maior produtor do Nordeste e o terceiro maior do Brasil.

AGRO - COLHEITA - ALGODÃO

AGRO - COLHEITA - ALGODÃO

AGRONEGÓCIO 

CEARÁ COMPETITIVO

Mais importante que o aumento de área, é a nova fase que vive a cultura do algodão no Ceará, com aumento da produtividade e profissionalização da cadeia produtiva. 

O sucesso do programa do algodão já desencadeou a ampliação da produção de outros grãos, como a soja, o sorgo e o milho, ancorado na ampliação de áreas, abertura de novas fronteiras agrícolas e prospecção de águas subterrâneas para ampliar a irrigação. 

Os empreendimentos que cultivam algodão fazem o rodízio de cultura e viabiliza-se aí nova perspectiva para o agronegócio do leite, frango, suíno, indústria de ração e outras atividades econômicas no Estado que dependem da importação desses insumos.





 _____________________

VEJA ESTA MATÉRIA  

MANGA, MAIORES PRODUTORES, VALE SÃO FRANCISCO

MAIORES PRODUTORES DE MANGA

 _____________________



CDT PERGUNTA
Algodão, Agronegócio, Agricultura, Agro, Colheita, Ceará

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem