FRUTICULTURA: MELÃO
O Brasil não possui uma produção de melão expressiva no mundo, somente 2%.
Os estados do Nordeste são os mais produtivos, sendo que o Rio Grande do Norte é responsável por 60% da produção nacional.
O agronegócio, grandes/médios produtores rurais e agricultores familiares produzem melão no Rio Grande do Norte. Uma importante cultivar da nossa fruticultura, o melão potiguar abastece o mercado brasileiro durante o ano todo, mas o mercado internacional também sente o gostinho da nossa fruta.
Safra 2022 de melão deve gerar um volume de R$ 1,1 bilhão em exportações para o RN e contribui muito no indice do agronegócio do estado. Os principais clientes estão localizados no hemisfério norte (Estados Unidos, União Europeia e China), uma vez que a safra no Brasil ocorre justamente durante a entressafra nessa região.
O REI DO MELÃO
O produtor rural paulista LUIZ ROBERTO BARCELOS se muda para Mossoró, no Rio Grande do Norte, para cultivar melão; hoje, produz mais de 250 mil toneladas por safra e abastece o mercado europeu e a China.
A agricultura sempre fez parte da vida de Barcelos, que é de uma família de produtores de café do interior de São Paulo.
“Sempre gostei de mexer com a terra”
Barcelos ficou sabendo que uma fazenda de 4.800 hectares em Mossoró, no Rio Grande do Norte, estava a venda e resolveu fechar negócio. A região, com um clima quente e ensolarado praticamente o ano todo, é considerada ideal para o cultivo de frutas como o melão, que precisam de muito sol.
CULTIVO E COLHEITA DO MELÃO - MOSSORÓ RN
FRUTICULTURA E IRRIGAÇÃO
Para que a produção pudesse crescer, Barcelos investiu em sistemas de irrigação avançados, em que a quantidade ideal de água é distribuída em cada palmo do terreno, sem desperdícios.
Ele também estudou as melhores estratégias para conquistar aumentos expressivos de produtividade. Uma das principais técnicas adotadas foi a polinização da lavoura através das abelhas, que levam importantes nutrientes para os pés de melão.
Depois da colheita, os restos de vegetação que ficam no solo são enviados para o sistema de compostagem para serem transformados em adubo. “Temos uma grande preocupação com a sustentabilidade, o que acaba proporcionando ganhos de produtividade e é importante para nos posicionarmos de forma adequada no exterior”, diz Barcelos.
AGRONEGÓCIO - EXPORTAÇÃO
EXPORTAÇÃO - MELÃO
Sua fazenda, a Agrícola Famosa, produz mais de 1 milhão de melões por dia. A cada safra, são colhidas 250 mil toneladas da fruta – a maioria é exportada para países como a Holanda e o Reino Unido. No ano passado, o faturamento chegou a 500 milhões de reais.
"Vamos crescer ainda mais", diz Barcelos.
A empresa está entre as gigantes de exportação de frutas do mundo e é a maior produtora de melão do Brasil, empregando quase 8 mil pessoas diretamente.
Exporta em navios fretados exclusivamente para ela, do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, principalmente melões e melancias para Inglaterra, Holanda e Espanha, maior parte, e também Estados Unidos, Oriente Médio, Canadá e recentemente para a China, país que lutaram sete anos para conseguir a liberação.
Outra forma de envio são os containers que saem do Porto do Pecém, na Região Metropolitana.
CHINA
Com as exportações para a China, a produção e as vendas externas de melão devem duplicar. Barcelos e outros produtores rurais da região de Mossoró já estão se preparando para o aumento das exportações.
“Muitos estão adquirindo mais terras, como estamos fazendo”, diz.
MELÃO - IRRIGAÇÃO - GOTEJAMENTO
AGRO - PRODUÇÃO RURAL - FRUTAS
Este ano, o agronegócio brasileiro deverá bater novos recordes e dar mais saltos de produtividade. A expectativa é que a atividade responda por 24% do PIB brasileiro, alcançando 728,6 bilhões de reais.
“O segmento de frutas deve ter um bom desempenho”, diz Barcelos. “Vamos vender mais melão do que nunca”.
FAZENDA FAMOSA - CULTIVO DE MELÃO
FONTE: EXAME - ABRAFRUTAS
SERTÃO BRASILEIRO: POMAR DO MUNDO?
_____________________
👏👏👏👏👏 Que matéria maravilhosa.
ResponderExcluirMeu RN como destaque
Minha Mossoró querida.
ResponderExcluirGostei