AGRONEGÓCIO, PEQUENOS PRODUTORES E AGRICULTURA FAMILIAR IMPULSIONAM FRUTICULTURA NA BAHIA
Fruticultura, Agronegócio no Brasil, Agricultura Familiar
Atualmente, o Agronegócio corresponde a cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
25% do Produto Interno Bruto - PIB do estado da Bahia. Só a apresentação desse dado já dá a dimensão da importância dos negócios do campo para o estado. É um orgulho para todos produtores rurais fazerem parte desse momento importante do agronegócio.
É importante orgãos governamentais e produtores continuarem o trabalho para fortalecer ainda mais o setor, apoiando e capacitando o médio e pequeno produtor rural e a agricultura familiar, sempre cuidadosos com a sustentabilidade, as boas práticas agrícolas e o bem-estar do humano que trabalha nossas terras para trazer alimento para o nosso povo.
PRODUTORES RURAIS NA BAHIA
A Bahia é a segunda produtora e exportadora de frutas frescas do Brasil.
Tratando se de alguns produtos, como a uva e a manga, o estado é o segundo maior exportador do país. Tudo isso devido a seu clima, que proporciona duas ou mais colheitas por ano, suas terras aptas a receberem diversos cultivos, os abundantes recursos hídricos.
O trabalho dos médios, pequenos produtores rurais e agricultores familiares, reivindicando políticas voltadas à produção rural é incansável. Sempre atentos, analisam o cenário do setor, lutam para o desentrave de burocracias, buscam apoios e criam projetos. Além da labuta no dia a dia da produção no campo, esta é a luta diária dos fruticultores, que com isso fazem a fruticultura avançar cada vez mais no estado.
"A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com o intuito de comercializar o mesmo. A fruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, tanto considerando os aspectos econômicos e sociais, como por representar uma importante fonte de nutrientes. Na Bahia a fruticultura esta crescendo em área plantada e em produção. Aumenta consideravelmente no estado o número de médios e pequenos produtores, como também o crescimento da fruticultura entre os agricultores familiares. Estes fatores são muito importantes para o desenvolvimento social, econômico." CDT - Carlos do Tigre
Fonte SEAGRI
_____________________
______________________
Maravilha Carlos do Tigre
ResponderExcluirBoas matérias
VIVA A BAHIA