FINANCIAMENTO E CRÉDITO RURAL
FINANCIAMENTO E CRÉDITO RURAL
O que é e qual a importância do Financiamento/Crédito Rural
CREDITO RURAL
Recursos relacionados a custeios e financiamentos para transações de empreendimentos rurais como empréstimos, letras de câmbio, notas e aceitações de bancos são abragências do CRÉDITO RURAL.
Atender às necessidades dos agricultores guiadas pelas etapas de produção, como plantio, colheita e comercialização são características específicas deste recurso que pode ser ofertado por bancos públicos e privados com linhas de credito específicas.
Ele pode ser útil para o produtor rural expandir os negócios por meio da compra de imóveis e lotes de terra e ou financiar suas despesas operacionais, investir em maquinário, melhoria de rebanhos, etc.
FINANCIAMENTO - CRÉDITO RURAL -AGRONEGÓCIO - AGRICULTURA FAMILIAR
IMPORTÂNCIA PARA O AGRO
O setor do agronegócio e do agro familiar tem uma relevância muito grande para o Brasil, sendo reconhecidos como cruciais para o crescimento econômico e social do Brasil.
Diante do bom desempenho do PIB agregado do agronegócio em 2021, o setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004 (quando foi de 27,53%). Segundo pesquisadores do CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, os segmentos primário e de insumos se destacaram em 2021, com aumentos de 17,52% e 52,63%, respectivamente.
Desses, o segmento agrícola teve a maior parcela R$ 1,06 trilhão correspondendo a 68% enquanto a pecuária correspondeu a R$ 494,4 bilhões ou 32%.
Com isso a concessão de crédito para esse setor se torna uma prioridade, assim como ações para simplificar e reduzir a burocracia nas normas que guiam a obtenção de crédito por parte do produtor e uma maior atenção ainda ao pequeno produtor rural.
"Com medidas de desburocratização a serem tomadas quem ganha é o país com mais empregos, maior crescimento da economia e a permanência dos agropecuaristas no campo". Carlos do Tigre
Também precisam ser tomadas medidas por parte dos governos buscando garantir crédito com juros menores para o produtor.
LINHAS DE CRÉDITOS - AGRONEGÓCIO - AGRICULTURA FAMILIAR
ANALISAR E ALOCAR RECURSOS
Para se tomar a melhor decisão e descobrir a hora certa de solicitar os recursos é importante analisar alguns aspectos antes, visto que o crédito rural funcionará sempre como um empréstimo e tomar cuidado pode evitar sofrimentos futuros com endividamentos.
É preciso que os recursos sejam bem alocados de modo que promovam o aumento da produção e o aprimoramento das operações, assim sendo fundamental selecionar o tipo de financiamento mais adequado às suas necessidades reais e ao potencial produtivo da sua lavoura.
Com o conhecimento do panorama de sua propriedade rural e o que nela é produzido, analisando o propósito do investimento, o produtor poderá definir o tipo de financiamento mais apropriado.
Por exemplo, aplicações na safra costumam ter o retorno mais imediato já aplicações como comprar máquinas agrícolas e investir em infraestrutura só terão seu retorno em longo prazo.
No intuito de não errar o cálculo do investimento que será feito é importante ter o custo do segmento agropecuário que será aplicado pelo produtor.
Procurar conhecer os principais tipos de créditos rurais e suas taxas de juros e comparar em mais de uma instituição de crédito é muito importante.
FONTE: CEPEA -SICRED
_____________________
_____________________