IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS
COOPERATIVAS - COOPERATIVISMO
COOPERAÇÃO E PARCERIA - COOPERATIVISMO
A importância do cooperativismo é reunir pessoas em projetos que geram trabalho e renda. Cooperativas fomentam o desenvolvimento regional e é um modelo cada vez mais forte e atual.
De acordo com ACI (Aliança Cooperativa Internacional, são 3 milhões de cooperativas envolvendo 12 milhões de pessoas no mundo. Juntas, estas cooperativas, fornecem oportunidades de trabalho a 10% da população economicamente ativa.
As cooperativas têm atuação em vários setores da economia brasileira, como crédito, agropecuária, consumo, produção, transporte, turismo e habitação. Em todos os ramos, elas apoiam e financiam ações, contribuem para uma melhor distribuição de renda, promovem o desenvolvimento econômico e a justiça social.
produção rural - emprego e renda
EMPREGO E GERAÇÃO DE RENDA
No mundo, as cooperativas representam 280 milhões de postos de trabalho, segundo a ACI e exercem importante papel no combate ao desemprego.
No Brasil, o movimento cooperativista também faz diferença na vida dos trabalhadores. Entre 2014 e 2018, enquanto o setor privado reduziu em 5% o saldo de empregos, o cooperativismo expandiu suas contratações em 17,8%, com geração de 64,3 mil vagas, mostra a Organização das Cooperativas Brasileiras.
CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
As cooperativas fomentam o crescimento econômico de diversas regiões, pois os ativos financiam os próprios associados, o que acaba mantendo os recursos na comunidade local. E manter estes recursos localmente é de muita importância econômica e socialmente, principalmente nos pequenos municípios.
A importância do cooperativismo na economia brasileira está na geração de empregos (são 425,3 mil funcionários em todo o país) e renda, na inclusão financeira de milhares de pessoas, na permissão de acesso ao crédito com taxas de juros melhores e na promoção do desenvolvimento econômico aliado à justiça social.
QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO - TRABALHO E RENDA
As cooperativas transformam o campo, pois permitem que produtores tenham acesso a serviços, infraestrutura, financiamento e tecnologia. Este acesso faz com que tornem-se mais competitivos no mercado e agreguem valor à produção.
Reunidos em cooperativas, os pequenos produtores rurais ganham em competitividade e ingressam em novos mercados. Juntos, eles conseguem acessar máquinas e equipamentos para uma produção e distribuição mais eficiente dos produtos.
Cooperativas contribuem para a capacitação de seus cooperados e com isso agregam conhecimento e valor aos produtos e as pessoas envolvidas, acrescentando qualidade de vida a população de pequenos municípios.
COMPROMISSO COM AS COMUNIDADES
Um fator de muita importância é papel desempenhado pelas cooperativas nos pequenos e médios municípios:
COOPERATIVA E A COMUNIDADE
- A COOPERATIVAS vão muito além de satisfazer os interesses dos associados. Elas estão abertas a solucionar problemas mais amplos para tornar a localidade um espaço melhor e mais justo.
- No COOPERATIVISMO, o desenvolvimento sustentável das regiões está entre os focos de trabalho. Isso significa que ações, projetos e soluções de negócios são colocadas em prática para apoiar a comunidade como um todo, e não somente os associados.
- O compromisso com a COMUNIDADE é um dos alicerces do COOPERATIVISMO. Esse interesse é traduzido na realização de ações para integrar associados, na existência de um projeto de responsabilidade social, no acompanhamento de índices socioeconômicos locais e no estímulo ao voluntariado.
"Municípios do interior do País tem no cooperativismo importante ferramenta para a inclusão financeira e desenvolvimento econômico social dos seus cidadãos. Cooperativas e cooperados contribuem com a melhor relação de distribuição de renda e acréscimo na qualidade de vida." Carlos do Tigre
FONTE: ACI - SICRED - OCB
_____________________
_____________________