Muito apreciado por seu sabor, seja in natura ou processado, é uma das hortaliças mais consumidas no mundo todo, inclusive no Brasil.
Mas o Brasil não só é um grande consumidor de tomate. É também um eficiente produtor desta hortaliça, sendo o 9º maior produtor mundial.
Mesmo sendo classificado botanicamente como um fruto, o tomate é estudado dentro do grupo das hortaliças, haja vista fazer parte da dieta brasileira, em conjunto com outras espécies, como parte integrante das saladas. Entre todas as hortaliças, o tomate destaca-se entre as mais consumidas.
TOMATES - AGRICULTURA FAMILIAR
TOMATES NO BRASIL - AGRO
TOMATE: PRODUÇÃO, EMPREGO E CONSUMO
A cultura do tomate é uma das atividades agrícola que mais gera renda no campo por hectare cultivado, sendo grande também o uso de mão de obra para as diversas etapas do processo de produção, desde o plantio até a comercialização. A cultura gera por hectare/ano entre cinco e seis empregos diretos e o mesmo número de empregos indiretos.
Apesar de ser classificado como um fruto, o tomate é estudado dentro do grupo das hortaliças, haja vista fazer parte da dieta brasileira, em conjunto com outras espécies, como parte integrante das saladas. Entre todas as hortaliças, o tomate destaca-se entre as mais consumidas, depois da alface, associada, principalmente às principais refeições diárias ou nos lanches e fast -food.
Estima-se que o tomate seja a hortaliça que ocupa a segunda posição mundial em área cultivada, e a primeira em volume industrializado. Dados históricos sugerem que sua introdução no Brasil tenha ocorrido na virada do século, pelos imigrantes italianos.
FRUTA HORTALIÇA - TOMATE - INDUSTRIALIZAÇÃO
Disponível o ano todo, com maior ou menor volume de acordo com a região produtora e sazonalidade das safras, a espécie é cultivada em praticamente todo o território nacional, tendo nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste sua maior produção.
MAIORES PRODUTORES DE TOMATE
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil ocupa a 9ª posição na produção de tomate em nível
mundial (2,5%), liderado pela China, Índia e Estados Unidos, que ocupam as primeiras posições,
respondendo por aproximadamente por 31%, 11% e 8%, respectivamente.
A área de plantio no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - IBGE - , alcançou valores próximos de 62 mil. Destes, em torno de 35% foram destinados ao cultivo de tomate industrial, sendo o
restante para consumo in natura.
Em Goiás, destaca-se o cultivo do tomate industrial, destinado à produção de atomatados
(molhos e extratos), respondendo por aproximadamente 60% da produção nacional para este
fim, seguido por São Paulo e Minas Gerais. Entre os principais estados produtores de tomate para consumo in natura, destacam-se São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia,
Paraná e Santa Catarina.
IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE TOMATES
Presente na mesa da população sob diversas formas, desde a tradicional salada até produtos processados, o tomate é uma das principais hortaliças/olerícolas cultivadas no país, e presente em praticamente todos os Estados, em menor ou maior quantidade.
A maior parte da produção se dá em pequenas áreas, agricultura familiar, principalmente o produto destinado ao consumo in natura, haja vista a necessidade de mão de obra durante todo seu ciclo, principalmente durante a colheita. Grande parte da produção se concentra em cinco estados (Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Santa Catarina), que respondem por mais de 75% da produção nacional.
FONTE: CONAB
_____________________
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA - IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________