CAPACITAÇÃO RURAL
O setor agrícola responde por cerca de um quarto dos empregos e da riqueza produzida no Brasil, e este é um dos motivos pelo qual deve-se aprimorar políticas de desenvolvimento profissional que permita sua permanente modernização, tornando-o apto a participar do competitivo mercado internacional.
Deve- se destacar o relevante papel desempenhado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na formação técnica e profissional da mão-de-obra rural.
Instituições como o Senar e seus correspondentes na indústria (Senai) e no comércio (Senac) devem ser incentivadas e prestigiadas.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
O SENAR, o SESC e o SENAI representam iniciativas já consolidadas por longo tempo, e cujo sucesso, ao lado dos inegáveis e expressivos benefícios prestados às comunidades a que devem atender, confirmam, de forma inequívoca, a importância da capacitação profissional em diversos setores.
O SENAR tem como missão o desenvolvimento da formação profissional rural e de atividades de promoção social voltadas para as produtoras e produtores rurais, desenvolvendo ações que incentivam a permanência do cidadão no campo para que conquistem melhor qualidade de vida e agreguem valores a sua produção.
IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO NO MEIO RURAL
A qualificação profissional é um requisito indispensável e deve fazer parte da vida do homem do campo.
Os produtores rurais, associações e cooperativas rurais, secretarias municipais de agricultura e agropecuária, orgãos federais e estaduais ligados ao agro devem estar sempre preocupados em proporcionar cursos atualizados para a capacitação do homem do campo.
É de suma importância que os profissionais se qualifiquem para que eles possam executar suas atividades com maior clareza, precisão e segurança.
CAPACITAÇÃO - PRODUTORES FAMILIARES - SENAR
Municípios que tem a produção rural como principal setor de sua economia precisam focar em apoio técnico, capacitação e acesso a linhas de créditos especificas aos produtores familiares pois são ações que geram desenvolvimento e mantém as famílias no campo com melhor qualidade de vida."
Carlos do Tigre
FONTE: AGÊNCIA ESTADO - SENAR