AGRONEGÓCIO - FRUTICULTURA
A fruticultura se constitui em uma atividade econômica, social e alimentar. O papel da fruticultura é de grande importância no agronegócio e na economia brasileira.
A produção de frutas acrescenta bons índices ao crescimento econômico do país. Elevando o Agronegócio brasileiro e presente em todos os estados a fruticultura traz renda aos produtores rurais e benefícios para os consumidores.
VALE DO SÃO FRANCISCO - EMPREGOS - FRUTICULTURA
Com o apoio do governo por meio de planos para desenvolver melhor o setor, além de novas cultivares que surgem através de vários anos de pesquisas e novas áreas de plantio e tecnologias adequadas para aumentar a produtividade, a fruticultura brasileira vai proporcionar um aumento significativo na geração de empregos e na movimentação da economia brasileira, fortalecendo ainda mais o valor que este ramo tem dentro do Agronegócio.
A fruticultura é um dos segmentos de maior destaque na agricultura brasileira. O ramo da fruticultura no Brasil é um dos setores do Agronegócio brasileiro com grande importância, já que às exportações de frutas teve alta significativa e constante nos últimos anos, colocando assim, nosso país entre os principais produtores e exportadores com seus produtos in natura ou processados. Pode-se dizer que a cada ano que se passa a fruticultura brasileira está competindo mais no mercado internacional, e assim proporciona um aumento significativo do setor na participação da economia brasileira.
GERAÇÃO DE EMPREGO RENDA
Os produtores rurais de frutas contribuem no campo social, a fruticultura se destaca por ser uma fonte geradora de empregos, pois a atividade tem grande exigência em mão de obra: são necessários cuidados no pomar, durante a produção, na colheita, no processamento dos frutos e no manejo de produtos industrializados
A fruticultura é um setor onde se gera e distribui uma grande quantidade de renda, tanto para os produtores rurais como para as diversas agroindústrias de transformação existentes em nosso país.
O cultivo e produção de frutas no agro é um setor que tem tudo para continuar aquecendo a economia do nosso país, já que as
metas previstas para este importante setor do Agronegócio, é
aumentar o consumo interno de frutas para 70 quilos per capita ano e atingir US$ 2 bilhões em
exportações de frutas frescas e derivados até 2028.
FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
Entre os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, desenvolve-se o mais importante polo da agricultura irrigada do Nordeste, possível devido à presença do rio São Francisco. Essa região faz parte do chamado Polígono das Secas, e a agricultura ali se tornou importante na economia do nordeste e nacional graças ao sistema de irrigação.
A maior produção do Brasil de uva e manga é feita na região do Vale do São
Francisco, que é conhecida internacionalmente como maior pólo de fruticultura
irrigada do Brasil. O polo de irrigação situado em torno das cidades de Juazeiro BA / Petrolina PE é responsável por um dos
maiores crescimentos da região Nordeste e a região é considerada a maior exportadora de
frutas do Brasil, sendo encarregada pela maior parte das exportações de uva de
mesa de todo o país.
As belezas das enormes áreas de cultivo de fruticultura no Vale do São Francisco estão diretamente ligadas à fertilidade dos inúmeros empregos gerados no setor.
Potencial espaço para vagas, o setor agropecuário, nos últimos 10 anos no Valedo São Francisco - Polo irrigado Juazeiro / Petrolina, cresceu na quantidade de postos de trabalho. A sustentação desse cenário tem uma explicação importante: o cultivo de uva e manga na região. O aumento é explicado pelo crescimento da fruticultura irrigada. Ou seja, 80% do crescimento do setor se refere à fruticultura. Estes dados mostram a capacidade da liderança do setor na criação dos postos de trabalho na região.
A região do Vale do São Francisco é uma grande produtora de frutas e observa-se o crescimento da agricultura nos projetos de irrigação, principalmente com o pequeno agricultor. O trabalho de revitalização dos núcleos de irrigação e dos perímetros de interesse social é uma meta do programa Mais Irrigação para beneficiar os pequenos produtores familiares, incentivando a produzir de forma mais eficiente, gerando emprego, renda e qualidade de vida.
AGRO - VALE DO SÃO FRANCISCO - PROJETOS DE IRRIGAÇÃO
CRESCIMENTO DA FRUTICULURA NO AGRONEGÓCIO
O crescimento está ligado a agropecuária e a fruticultura, principalmente a uva, manga e goiaba. E a uva está muito ligada ao comércio exterior.
Pernambuco é o maior exportador de uva.
Bahia é o maior exportador de manga.
Isso segura muitos empregos, mesmo quando o quadro do Brasil esteve em forte crise.
“Hoje a minha vida mudou, e para melhor. Quando não chovia a coisa ficava difícil e com a agricultura irrigada não sofremos mais disso. Temos como comercializar, gerando emprego e renda”, disse a produtora rural, que emprega em seus pomares cerca de 40 trabalhadores.
O terreno da fazenda está localizado na cidade de Petrolina (PE), no Vale do São Francisco, especificamente no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. A área já apresenta mais de 100.000 hectares de terra irrigada, entre projetos públicos e privados, e é considerada o maior polo de fruticultura irrigada do país e o principal em atividade no Nordeste.
UVAS - IRRIGAÇÃO - VALE DO SÃO FRANCISCO
POLO JUÁZEIRO / PETROLINA
Fruticultura – O chamado ‘Polo de Petrolina e Juazeiro’ é formado pelos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó. Na Bahia, por sua vez, engloba as cidades de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá.
No Polo Juazeiro/Petrolina, as plantações de uva, manga e goiaba estão em alta e em grande parte voltadas para a exportação. Além delas, os pomares irrigados da região são cobertos por outras 45 diferentes culturas. Do total da área irrigável, 5.446,83 hectares pertencem à faixa Maria Tereza, onde 352 empresas exploram a área. Ao todo, são 1.942 pequenos produtores, com lotes familiares.
O Vale do São Francisco é atualmente a maior região produtora de goiaba do País. A produção regional concentra-se nos perímetros irrigados de Pernambuco e Bahia, acolhida por seu potencial hídrico, condições de solo favoráveis e a mecanização utilizada pelos grandes produtores.
O mercado de frutas no Brasil movimenta cerca de 100 milhões de dólares por ano e a uva é uma das culturas que mais gera emprego no país. “Sempre estamos precisando de uma quantidade grande de pessoas para trabalhar. Por aqui, sempre chega gente nova de outros estados, até mesmo do mundo”, explica dona Ana, ressaltando que a região é bastante atrativa.
_____________________
CRÉDITO RURAL
_____________________
_____________________
CRÉDITO RURAL
_____________________
Bom dia!! Carlos, interessante sua matéria sobre geração de postos de Trabalho, que a Fruticultura cria no Vale. Se desejar, nos envia para publicação na RF. Nosso email: jornaldafruta@jornaldafruta.com.br - www.revistadafruta.com.br
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirQue belas imagens
ResponderExcluirQue ótima matéria. Lembrei de minha Petrolândia
Nosso Agro -Parabéns CDTPERGUNTA Carlosdo Tigre
ResponderExcluirBons resultados ao anunciar no Blog
ResponderExcluirCDTPERGUNTA