ECONOMIA - São Paulo o Estado número 1 do Brasil

  ECONOMIA - PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Por que São Paulo?

ECONOMIA BRASILEIRA

Diversificada e complexa, a economia paulista é a grande fornecedora de bens de consumo, bens de capital, insumos e serviços para as demais regiões do Brasil e também para o exterior.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Estado de São Paulo representa cerca de 32% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A riqueza produzida pelo Estado somou mais de R$ 2,32 trilhões, que se traduz em um PIB per capita de R$ 50.264,71. Esse valor é 42,9% maior do que a média nacional. (IBGE e Seade).

A análise da participação dos setores de atividade econômica na geração de riquezas indica o significativo predomínio dos serviços (77,02%) em relação à indústria (21,43%) e à agropecuária (1,56%).


NEGÓCIOS
 

O Estado de São Paulo concentra mais da metade da produção das instituições financeiras brasileiras, sobressaindo-se também nos serviços prestados às empresas (47,91%), serviços de informação (45,43%), saúde e educação (33,85%).

Número 1 em desenvolvimento econômico e reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, os números de São Paulo se destacam na economia brasileira. O PIB do estado de São Paulo alcançou volume maior que o de países como Chile, Bélgica, África do Sul, Singapura.

Com 45 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o 4° maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo, do México e Colômbia. A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo.


Abriga as mais modernas rodovias brasileiras e os principais aeroportos do País, além do Porto de Santos, o maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 28,8% da corrente de comércio brasileira. A rede de transportes é complementada por ferrovias, hidrovia e dutos.

O Estado concentra 25% do total de instituições de educação superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensino técnico e profissionalizante do Brasil, com destaque para o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Responsável por 69,5% do total investido pelos estados em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, São Paulo conta com extensa rede de instituições de pesquisa públicas e privadas, dispondo de uma expressiva produção de conhecimento, além de um programa de estímulo à implantação de parques tecnológicos e uma das principais agências de estímulo à pesquisa do País, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


Estado de São Paulo - Participação do valor adicionado bruto e do PIB (a preços de mercado) por setores na economia de São Paulo no PIB do Brasil


Agropecuária  10,14%   Indústria  31,45%   Extrativa mineral  4,17%

Produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto, e limpeza urbana  27,82%  

Construção civil  20,82%  Serviçios 32,79%   Transformação  38,88%

Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas 32,21%

Transporte, armazenagem e correio 35,59%  Demais serviços  32,70%


Fonte: IBGE  SEADE  InvestSP



_____________________

VEJA ESTA MATÉRIA

LARANJA DO BRASIL, CULTIVO, PRODUTOS E MERCADO

 _____________________

_____________________



 _____________________




CARLOS DO TIGRE



CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



AS 5 MAIORES DO AGRONEGÓCIO

AS 5 MAIORES DO AGRONEGÓCIO

EMPREENDEDORISMO    AGRO    NEGÓCIOS     POLÍTICA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem