FRUTAS: LARANJA DO BRASIL

 
FRUTAS: LARANJA NO BRASIL

 FRUTAS - LARANJA

A produção de laranjas tornou-se uma das mais importantes culturas agrícolas no Brasil. 

O país detém 50% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz e detém 85% de participação no mercado global. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo, com 35% de participação entre todos os sucos.

Bastante popular no Brasil e em todo mundo, a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Seu sabor costuma ser doce ou levemente ácido (mais azedo), de acordo com o tipo da laranja. Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente.

No Brasil, a laranja chegou em meados de 1530, através dos portugueses que enxergaram na laranja uma fonte de vitamina C, nutriente que poderia atuar na luta contra o escorbuto e que estava devastando as tripulações dos navios durante as grandes navegações.

CULTIVO DE LARANJA

Atualmente, a produção de laranja está espalhada por muitos países. Seu cultivo é feito por meio de mudas enxertadas, que se desenvolvem e começam a produzir muito mais rápido que uma planta originada diretamente por sementes.

Dependendo da espécie, uma planta enxertada, por exemplo, consegue iniciar sua produção após o terceiro ano de plantio. Enquanto numa planta desenvolvida diretamente por semente, esse tempo pode chegar a 7 anos.

Nem sempre a produção de laranjas foi esse sucesso. Entre as décadas de 1930 e 1950, cerca de 20 milhões de árvores de citros morreram em toda América do Sul. A doença que ficou conhecida como Tristeza dos Citros, levava as plantas a um declínio rápido, dizimando os pomares de muitos países.

FRUTAS LARANJAS NO BRASIL E NO MUNDO

LARANJA - FRUTAS - CULTIVO DE LARANJA

CULTIVO DE LARANJA NO MUNDO 

O relatório de julho sobre a citricultura mundial emitido e divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) mostram que o Brasil tem a liderança mundial na produção de laranja e suco de laranja, enquanto a China domina na produção de tangerinas e toranjas e o México continua sendo o principal produtor de limões e limas.

Brasil é o maior produtor mundial do fruto (a maioria usado na produção de suco para exportação), seguido pela China, Índia e EUA. 

A União Europeia é o terceiro maior produtor mundial de laranja e o segundo de tangerina e limão e deve ter números altos no cultivo de laranja. O USDA apresentou uma expectativa de crescimento de 5,6% na produção da fruta. O rendimento é o melhor dos últimos dez anos no bloco europeu. A produção de suco deve crescer 8%.

CULTIVO DE LARANJA NO BRASIL

Ao lado da banana e da maçã, a laranja está entre as três frutas mais consumidas pelo brasileiro, e isto faz com que a maior parte da produção fique no mercado interno.

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil, seu cultivo está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Isso faz com que o país seja o maior produtor de laranja doce do mundo. Depois dele, as maiores produções são dos Estados Unidos, China e Índia

Com mais da metade da produção mundial de suco de laranja, frutas cítricas no Brasil potencializam o PIB nacional.
 

FRUTAS CÍTRICAS

Os maiores produtores de frutas cítricas do país são os estados de São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pará e Goiás. A tangerina também tem participação importante entre as frutas cítricas mais produzidas no Brasil.

No que se refere ao mercado internacional, a exportação de frutas cítricas frescas está concentrada principalmente no limão, cujo principal destino é a União Europeia. A laranja de mesa vem aumentando sua participação nas exportações, ano a ano, e a tangerina vem conquistando novos mercados, a exemplo dos Emirados Árabes Unidos.

FRUTAS, CULTIVO DE LARANJA, AGRO É POP

COLHEITA - LARANJA - FRUTAS NO BRASIL - AGRO É POP

UF - CULTIVO DE LARANJA

A principal região produtora do País é o cinturão citrícola de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais. A região é composta de 349 municípios que são responsáveis por 80% da produção nacional e geram aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos. 

O Paraná é o terceiro colocado no ranking, com participação de 4,1% na produção nacional da fruta, conforme levantamento do IBGE. Mais de 70% dos municípios paranaenses contam com pomares comerciais, contudo, metade da produção fica concentrada na região noroeste do estado e é destinada ao processamento de suco.

A produção da Bahia, o quarto maior produtor nacional, equivale a 3,5% do volume produzido no País. Cerca de 80% da produção cítrica baiana é da variedade pera, mas também é produzida a laranja-baía.

LARANJA - IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

O Brasil é conhecido mundialmente pelo tamanho e qualidade do seu agronegócio, espalhado em diversas culturas, com o maior foco na produção de milho e soja. No entanto, apesar de receber relativamente pouca atenção da mídia e da população em geral, a citricultura brasileira é extremamente importante para o país e para o mundo.

A citricultura brasileira apresenta números expressivos que traduzem a grande importância econômica e social que a atividade tem para a economia do país. Alguns desses números são mostrados concisamente: a área plantada está ao redor de 600.000ha e a produção de frutas supera 16 milhões de toneladas, a maior no mundo há alguns anos. O país é o maior exportador de suco concentrado congelado de laranja cujo valor das exportações, juntamente com as de outros derivados, tem gerado cerca de 1,5 bilhão de dólares anuais. O setor citrícola brasileiro somente no Estado de São Paulo gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos.


CULTIVO DE LARANJA: IMPORTÂNCIA SOCIAL

A importância da produção de laranjas no Brasil, por exemplo, pode ser medida de diversas formas e abrange índices econômicos, tecnológicos e, até mesmo, de qualidade de vida.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a produção de laranja é a área do agronegócio que mais gera empregos — cerca de uma vaga a cada 9 hectares plantados, ao contrário de grandes monoculturas, como a de cana-de-açúcar, que gera um emprego a cada 80 hectares.




_____________________

VEJA ESTA MATÉRIA

CULTIVO E MERCADO DO MARACUJÁ

 _____________________

_____________________




 _____________________




CARLOS DO TIGRE



CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



MAIORES PRODUTORES DE GOIABA

GOIABA - MAIORES PRODUTORES

AGRO É POP    AGRONEGÓCIO      AGRO RURAL
CRÉDITO RURAL    PECUÁRIA    AGRICULTURA
PRODUTOR RURAL    PRODUTORA RURAL    AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL

GESTÃO RURAL     GESTÃO FINANCEIRA RURAL     GESTÃO DE EMPRESA RURAL 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem