CUSTO BRASIL
Custo Brasil é a expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do país, influenciam negativamente o ambiente de negócios, encarecem os preços dos produtos nacionais e custos de logística, comprometem investimentos e contribuem para uma excessiva carga tributária.
Do cidadão comum ao setor produtivo, todos sofrem as consequências do Custo Brasil: um sistema tributário complexo, com excesso de burocracia, enormes gargalos logísticos e uma insegurança jurídica que não impulsiona investimentos ao país.
São exemplos de custo Brasil, a já mencionada burocracia para abrir um negócio; o alto custo do capital; os encargos trabalhistas elevados; a educação de baixa qualidade; o sistema tributário complexo e a infraestrutura (transporte, energia, saneamento, telecomunicações) inadequada.
O efeito do custo Brasil é a perda de competitividade global, além do desincentivo ao empreendedorismo internamente.
CUSTO DO EMPREENDEDORISMO
NEGÓCIO PRÓPRIO - EMPREENDEDORISMO
Para se ter uma avaliação do quanto não somos competitivos, foi feita uma análise da nossa complexidade tributária. Em média, na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) leva 92% menos tempo que no Brasil para administrar seus impostos.Foram dados testemunhos por parte de vários empresários que têm atividades em outros países que o fato é realmente avassalador. A alta complexidade tributária representa um custo adicional anual de R$ 65 bilhões, reduzindo a competitividade brasileira.
TRIBUTOS e BUROCRACIA x EMPREENDEDOR
Um caminho para cortar custo Brasil e melhorar a vida do empreendedor, é por meio de mudanças legislativas.
No âmbito nacional, temos a necessidade das reformas administrativa e tributária, que vão diminuir o tamanho do Estado e trazer simplificação e eficiência. Outras iniciativas, consideradas prioritárias estão relacionadas com inovação e empreendedorismo e têm como diretriz desburocratizar o dia a dia do empreendedor brasileiro.
O BRASIL precisa trabalhar com o objetivo de reduzir o espaço de interferência do Poder Público sobre a economia, buscando trazer desburocratização e segurança jurídica para os empreendedores brasileiros.Carlos do Tigre
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
NEGÓCIO PRÓPRIO
Empreender ainda está estre os três maiores sonhos dos brasileiros, superando os índices de toda a série histórica. “Viajar pelo Brasil” aparece no topo, com 49,9%, seguido de “comprar a casa própria”, com 47,8%, e, em terceira posição, “ter o próprio negócio” (46,2%).
Com relação à faixa etária, os entrevistados que demonstraram maior interesse pelo empreendedorismo têm entre 25 e 44 anos, público que tem um perfil mais disruptivo, questionador e que busca bem-estar, características propícias para o empreendedorismo.
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
O Brasil ocupa hoje o topo no ranking em matéria de custos, atingindo a economia como um todo. Esse é o custo real enfrentado pelas empresas brasileiras.
Reverter esse quadro e preliminarmente nos posicionar na média dos custos encontrados nos outros países tem que ser a meta.
A busca da redução do Custo Brasil jamais poderá ser uma conquista unilateral ideológica. Ela atinge os brasileiros como um todo. Busca-se criar uma mobilização nacional e multissetorial e evidenciar de forma pragmática a necessidade de atacar esse nosso problema.
Sem competitividade jamais sairemos da posição de um país com potencialidades gigantescas e que não ocupa no cenário econômico mundial o espaço que merece ter.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________