EMPREENDEDORISMO RURAL
Gerar novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções no agronegócio é EMPREENDEDORISMO RURAL .
O empreendedor rural tem a capacidade de identificar oportunidades relacionadas ao segmento rural para transformá-las em soluções que beneficiem a sociedade em geral.
Os empreendedores do campo atuam em diversos segmentos do agronegócio que inclui a agricultura, a pecuária e setores afins, assim como venda de produtos, consultoria, no desenvolvimento de tecnologias para o campo e na agricultura familiar.
GILBERTO SECCHI E GRANDVALLE
Com a missão dado por seu empregador de plantar as primeiras mudas de melão na região nordeste, o catarinense e técnico agrícola Gilberto Secchi chega a Petrolina PE no final dos anos 70. Nos anos seguintes foram cultivados tomate, cebola, melancia e goiaba.
Depois de mais de dez anos Secchi resolve tocar seu próprio negócio, torna-se um empreendedor rural,inicialmente no ramo das frutas. Após pedir demissão, ele fica no Nordeste e abre, em 1988, a GrandValle, na cidade de Casa Nova, na Bahia. E assim tudo começou com uma pequena plantação.
FRUTICULTURA IRRIGADA
FRUTAS - MANGA
No início do negócio próprio, a GRANDVALLE, o foco agora era uma outra fruta: a manga.
Dois anos depois, a aposta no produto se mostrou acertada e a empresa parte para a construção do primeiro packing house, local onde as frutas são armazenadas e embaladas para serem enviadas ao mercado. A implantação desse espaço na propriedade foi um marco importante, pois permitiu a realização de mais uma etapa de produção. Os conceitos da administração de propriedade rural mostraram-se eficientes.
FRUTAS - UVA
Em 1998, a ideia era diversificar a produção, dessa forma, tem início o plantio da uva de mesa, que viria a se tornar um dos principais produtos oferecidos pela GrandValle.
A expansão das atividades da empresa atingiu seu auge em 2014, quando começaram as obras da primeira fábrica de suco de uva integral da Bahia e o investimento em produtos industrializados, incluindo vinho e geleias.
DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
Nos últimos anos, o cultivo foi se modernizando, acompanhando os avanços tecnológicos da agricultura.
Para chegar ao patamar que está hoje, a empresa que começou nos anos 80, passou por diversas modernizações, mas sua diretoria nunca teve medo de inovar e sempre acreditou nas melhorias que a tecnologia poderia trazer para a produção. Sistemas de irrigação foram substituídos, assim como os de informações ficaram mais completos. As técnicas de manejo também foram sendo atualizadas de acordo com estudos feitos por especialistas do segmento.
As variedades frutas plantadas foram sendo substituídas por outras mais rentáveis, visando aumentar a produtividade e a qualidade da fruta. Foram feitas pesquisas de mercado e estudos para entender as espécies que melhor se adaptavam ao solo e as características climáticas locais.
Hoje, a empresa tornou- se uma das maiores exportadoras de manga e uva da região do Vale do São Francisco.
EXPORTAÇÃO
A GrandValle possui 700 hectares em fazendas próprias, 2000 m2 em câmaras frias e 25 mil m2 de packing house, construídos para atender o mercado nacional e exportar para diferentes continentes, como América, Europa e Ásia.
Iniciar o processo de exportação exigiu algumas adaptações ao negócio. Foi feito um investimento em infraestrutura para aumentar toda a parte de construção civil e a estrutura das câmaras frias. Vários protocolos precisaram ser atendidos para conquistar as certificações necessárias.
Com o aumento de frutas exportadas a logística sofreu profundas mudanças, já que os produtos são perecíveis e precisam ser transportados de maneira rápida e eficiente para chegarem a tempo de serem consumidos. Para isso, a GrandValle trabalha hoje com os transportes marítimo e aéreo.
FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO - EXPORTAÇÃO
INDUSTRIALIZAÇÃO
Em 2014, uma nova variedade de uvas foi introduzida para produção de suco. A planta se adaptou muito bem ao solo do Sertão e produziu frutas de uma qualidade tão boa que surpreendeu. A parreira é altamente produtiva e mais resistente às pragas.
Frutas de excelente qualidade só poderiam resultar em um suco igualmente bom. O produto oferecido pela GrandValle é natural, composto apenas do sumo da uva.
À medida que ele foi ganhando o mercado, a empresa se sentiu confortável em lançar mais um industrializado. Dessa vez, o vinho de mesa entrou no portfólio da empresa. As geleias de manga e uva e o doce de goiaba vieram depois, tudo com produção própria.
AGRONEGÓCIO NO SERTÃO - POLO PETROLINA - JUAZEIRO
_____________________
"Empreendedorismo Rural é uma forma de gerar novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções no agro:- Acrescentar melhor qualidade de vida a médios e pequenos produtores rurais
- Agregar valores aos produtos
- Contribuir na geração de empregos diretos e indiretos
- Fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos municípios."
CARLOS DO TIGRE
_____________________
_____________________
"Empreendedorismo Rural é uma forma de gerar novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções no agro:
- Acrescentar melhor qualidade de vida a médios e pequenos produtores rurais
- Agregar valores aos produtos
- Contribuir na geração de empregos diretos e indiretos
- Fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos municípios."
CARLOS DO TIGRE
_____________________
FONTE: FOLHA PE - GRANDVALLE
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Nosso Sertão. Cada dia dia mais presa as matérias deste blog. Parabéns Carlos do Tigre. O convidarei para uma palestra sobre o Agro Familiar aqui no Centro Oeste.
ResponderExcluirExemplo. Gostei do Blog
ResponderExcluirMuito boas matérias. Parabéns CDT e obrigado pela matéria criada para o Sindicato de Produtores
ResponderExcluirExcelente a matéria, contando a história da fazenda Grandvalle e o Produtor Gilberto Secci
ResponderExcluir