O maracujá doce (Passiflora alata) é originário do Brasil. Os frutos são ovais ou periformes, com casca muito alaranjada, lembrando o mamão papaia, diferindo das demais espécies comerciais.
O peso dos frutos varia de 80 a 300 g, com comprimento médio de 10,5 cm e 8 cm de largura. A polpa é adocicada com forte e agradável odor, mais enjoativa se utilizada na forma de suco, por isso, é consumido exclusivamente na forma fresca.
MARACUJÁ
Nomes populares: Maracujá, fruta-da-paixão (denominação encontrada na maioria das línguas, como passion fruit, em inglês; fruit de la passion, em francês; fruta de la passion, em espanhol; e passionsfrucht, em alemão).
O nome original maracujá é de origem indígena. Significa, em tupi, “alimento em forma de cuia”. O maracujá-amarelo predomina no cultivo comercial no Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Pará.
MARACUJÁ DOCE
O Maracujá doce é uma videira que cresce ate 6 metros de altura, atrai abelhas, borboletas e aves. Suas flores possuem cheiro agrádavel e exótico.
É uma planta nativa da Mata Atlântica. É usada como planta ornamental, pois dá belas e perfumadas flores.
O maracujá-doce tem importância limitada, mas já aparece regularmente nos mercados e é usado como fruta fresca, ao contrário do amarelo e do roxo, que servem mais para suco e outros tipos de consumo.
FRUTAS: MARACUJÁ - MARACUJÁ DOCE
CULTIVO MARACUJÁ DOCE
FONTE: ODAIRPLANTAS - TVBRASIL
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________