PEQUENOS NEGÓCIOS - GERAÇÃO DE EMPREGOS

 

ECONOMIA BRASILEIRA

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 18 milhões de micro e pequenas empresas no País representam cerca de 30% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos.

EMPREGOS EMPREENDEDORISMO ECONOMIA BRASILEIRA

PEQUENAS EMPRESAS - ECONOMIA - EMPREGO


O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas a participação delas na economia.

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS


As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.

Os dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas juntas, elas são decisivas para a economia.

Estudo do Sebrae revela que, em maio, as micro e pequenas empresas incrementaram 115% dos postos de trabalho no país.


MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

NEGÓCIO PRÓPRIO  - MEI

EMPREGOS

As micro e pequenas empresas (MPE) continuam puxando a geração de empregos formais no Brasil. Em fevereiro, dos 241.785 novos postos de trabalho criados, 85,5% foram nas MPE. Isso representa 206.697 vagas abertas, em números absolutos. As médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais desligamentos do que admissões.

Os dados são de levantamento feito pelo Sebrae com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a fevereiro de 2023. Se comparado com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 6,4% no saldo de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas, que criaram 220.775 postos em fevereiro de 2022, ante 206.697 no mesmo período de 2023.

Apesar da queda na comparação com o mesmo mês do ano passado, na média, as MPE permanecem como uma potência de criação de vagas de trabalho. No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas.

EMPREGOS EMPREENDEDORISMO ECONOMIA BRASILEIRA

ECONOMIA - MICROEMPREENDEDOR - EMPREENDEDORISMO


NEGÓCIO PRÓPRIO


As micro e pequenas empresas, geralmente iniciadas por empreendedores em busca de um negócio próprio, apresentam de forma consecutiva um resultado positivo nas contratações no Brasil.

Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.


    EMPREENDEDORISMO E EMPREGOS

    O setor de serviços das micro e pequenas empresas foi o que mais contratou, com a abertura de 135.238 empregos em fevereiro deste ano. Em seguida, vem a Indústria de Transformação, com 37.429 vagas; e a Construção, respondendo por 22.600 dos novos empregos gerados. O Comércio, por sua vez, teve saldo negativo (-1.344 novos postos de trabalho).


    EMPREENDEDORISMO PELO BRASIL 


    empreendedorismo



    _____________________

    VEJA ESTA MATÉRIA

    PRODUTOR RURAL E O EMPREENDEDORISMO

     _____________________

    _____________________



     _____________________



    CARLOS DO TIGRE


    CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

    AGRO- ECONOMIA  - NEGÓCIOS - POLÍTICA


    MARKETING

    MARKETING DIGITAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

    MEI   MICRO E PEQUENAS EMPRESAS  EMPREGO E RENDA

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem