O RIO SÃO FRANCISCO
O Rio São Francisco, chamado carinhosamente de Velho Chico, banha com suas águas o Vale São Franciscano na Bahia.
RIO SÃO FRANCISCO - JUAZEIRO BAHIA
BAHIA e o VELHO CHICO
Conhecido como Velho Chico, o Rio São Francisco tem, na Bahia, uma mesorregião que conta com 32 cidades e responde por 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) total do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se do Vale São-Franciscano da Bahia, que registrou PIB de R$ 19,8 bilhões em 2021, conforme dado mais recente divulgado pela entidade.
Com usos diversos para a sociedade, mais de 20 milhões de brasileiros vivem em toda a bacia do Rio São Francisco.
A água do São Francisco movimenta a produção agrícola, pesca e turismo. Boa parte da movimentação do PIB transcorre nos setores econômicos que estão em torno do Rio São Francisco e dos seus afluentes, gerando emprego e renda e movimentando a economia regional.
Carlos Do Tigre
A bacia também motiva os povos de comunidades tradicionais que têm uma economia baseada na água e na agricultura”, destaca.
De acordo com o IBGE, a bacia São Franciscana percorre 609 municípios em diversos estados. O dado, contudo, difere do dado informado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que aponta que o rio percorre 505 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), além do Distrito Federal, de modo que sua bacia corresponde a 8% do território nacional e abriga três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Diante da sua amplitude, os municípios cortados pelo Velho Chico são divididos em quatro regiões fisiográficas: Alto São Francisco, Médio São Francisco, Submédio São Francisco e Baixo São Francisco.
RIO SÃO FRANCISCO E SUA IMPORTÂNCIA
Para Ednaldo de Castro Campos, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, que compreende 93 cidades baianas, o rio é o centro de tudo.
O consumo humano é o primeiro ponto. Projetos de irrigação como no Polo Juazeiro BA/ Petrolina PE, estendo se a municípios como Irecê BA que, hoje, tem estimativa de produção de área irrigada – com as águas do Velho Chico – de ceca de 50 mil hectares de soja, milho, feijão e cana-de-açúcar.
PESCA TURISMO E CULTURA
No Rio São Francisco também tem a produção de pescado, apesar de muitas espécies estarem em processo de extinção. A pesca artesanal e a pesca esportiva são muito praticadas, então os municípios baianos se beneficiam infinitamente desses pescados, como o surubim, o dourado, o piau e o pacamã.
A cultura, tem o carranqueiro que esculpe a carranca na madeira, tem o reisado, as rezadeiras, que são fruto de uma manifestação que nasceram à margem do rio”, detalha.conclui.
No turismo o Velho Chico brinda com lindas praias de água doce e dunas paradisíacas.
_____________________
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA - IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
_____________________
O Rio São Francisco é a nossa maior riqueza
ResponderExcluir