PRODUTORES RURAIS E O SEMIÁRIDO
Conviver com o semiárido ou combater a seca?
Sertanejos, produtores rurais, agricultores familiares e governos por muito tempo tiveram o "combate a seca" no semiárido como algo a ser seguido. A região de caatinga, por muito tempo, ficou como pária do agro nacional, nem a agricultura e pecuária familiar, predominante nesta região, tinha a atenção necessária de governos e ou políticas publicas que realmente agregassem valor a agricultura e pecuária das famílias sertanejas.A seca não era e não é um fenômeno que pode ser derrotado. Atualmente, sabe-se que os longos períodos de estiagem na Caatinga são eventos cíclicos e naturais.Carlos do Tigre
AGRICULTURA FAMILIAR SUTENTÁVEL - CONVIVÊNCIA COM A SECA
AGRICULTURA FAMILIAR E A CONVIVÊNCIA COM A SECA
Na prática, conviver com o semiárido é, primeiro de tudo, admitir que as secas são eventos naturais, cíclicos e que não devem ser combatidos. Com isso em mente, é possível pensar uma nova relação do sertanejo com os ambientes naturais da Caatinga, além de novos métodos de intervenção governamental.Assim sendo, para continuarmos a mudar a realidade do sertão é preciso apostar em uma proposta de desenvolvimento que entenda que é mais do que possível viver na realidade semiárida. Mas, para isso, é preciso garantir, ao povo, aos produtores rurais familiares o acesso a políticas de crescimento econômico, humano, ambiental, cultural, científico e tecnológico. Em outras palavras, conviver com o semiárido é mais do que viável, mas demanda vontade individual, coletiva e política.
A agricultura de subsistência, fonte de trabalho e sustento da grande massa de pequenos produtores rurais com ou sem terras é, exatamente, a mais afetada pela seca, causando crise de produção na agricultura familiar do semiárido e, por vezes estrapolando seus efeitos danosos sobre a pecuária.
SECA É UM FENÔMENO CLIMÁTICO NATURAL
PRODUTORES RURAIS - CONVIVER COM O SEMIÁRIDO
"A SECA é um grande e impiedoso inimigo a ser combatido no Nordeste."
Este era o pensamento que existia entre estudiosos e políticos que perdurou por muito tempo.
Com a ideia de derrotar a seca, por várias décadas os governantes brasileiros desenvolveram projetos contra os longos períodos de estiagem, muitos deles sem levar em conta a necessidade de levar aos moradores e produtores agropecuários do semiárido capacitação técnica necessária a se aprender a conviver com este fenômeno natural.
Não se pode negar a importância de muitas destas obras como grandes açudes e adutoras. Mas grande parte da organização dos projetos governamentais foram idealizados pensando se em combater à seca e esqueceram, por muitas vezes, do fator humano e sua convivência no semiárido como o centro destes planejamentos, esqueceram da agricultura e da pecuária que geram sustento as famílias.
SECA: EVENTO CÍCLICO E NATURAL
Assim como o rigoroso inverno no Canadá, a seca no semiárido do Brasil não é um fenômeno que pode ser derrotado. Hoje, sabe-se que os longos períodos de estiagem na Caatinga são eventos cíclicos e naturais.
Para evitar-se um êxodo rural de grandes proporções, agravando os problemas dos centros urbanos, os governos têm que encarar com disposição e muita realidade os problemas da seca; proporcionando:
- capacitação,
- financiamento e acesso ao crédito rural,
- obras de infra estrutura e
- apoio técnico aos produtores rurais.
Imaginemos o caos que seria se a população da zona rural de cidades do sertão nordestino abandonassem suas propriedades rurais e se deslocassem para a zona urbana dos municípios. Maior demanda por empregos, água, saneamento básico entre outros serviços.
Cidades de pequeno e médio porte já sofrem com a falta de estrutura de serviços públicos básicos em seus “Distritos Sede”, e se este número aumentar consideravelmente ano após ano ?
GRANDES RESERVATÓRIO - AÇUDES - AGRO NO SERTÃO
Existe a necessidade de termos uma política agropecuária e política de apoio a agricultura familiar ligadas as Secretarias de Agricultura dos municípios do semiárido. Que estas secretarias não sejam apenas decorativas mas atuantes e técnica e que trabalhem com proximidade aos moradores, pecuaristas e agricultores familiares.
"Ocupantes de cargos públicos eletivos ou não, associações de moradores e produtores, entidades representativas de classes e população em geral devem estar atentas e cobrarem de órgãos governamentais políticas de assistência, fomentação e obras que auxiliem e incentivem homem do campo a permanecer no campo com qualidade de vida."Carlos do Tigre
_____________________
_____________________
A politica da seca ainda tem sido usada como estratégia de angariar votos e garantir a permanência no poder, praticado por políticos que visam unicamente seus intinteres Essa prática ainda predomina nos dias atuais.
ResponderExcluir