AGRO - MELANCIA

Importante segmento do AGRONEGÓCIO no BRASIL e na AGRICULTURA FAMILIAR o cultivo da MELANCIA contribui com PRODUTORES RURAIS na geração de emprego e renda.
O AGRO É POP - MELANCIA É POP
AGRONOMIA - FRUTICULTURA - MELANCIA - AGRICULTURA FAMILIAR
MELANCIA - CULTIVO E PRODUÇÃO
A atividade do cultivo da melancia no Brasil é exercida por grandes empresas agrícolas (agronegócio), médios e pequenos produtores rurais, como pela propriedade familiar (agricultura familiar) , mas a maioria é representada pelos produtores familiares.
Carlosdo Tigre
PRODUÇÃO DE MELANCIA - AGRO
Considerada a terceira fruta mais produzida no Brasil e importante segmento do agronegócio brasileiro, o cultivo de melancia é de grande importância na geração de empregos e renda e sua produção é importante para a agricultura familiar.
Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), mostram que China, Irã, Turquia e Brasil são os maiores produtores mundiais de melancia. Em todo o mundo são produzidas cerca de 118 milhões de toneladas da fruta.
A produção mundial de melancia tem apresentado um crescimento contínuo, sendo que o Brasil é considerado o quarto maior produtor mundial.
Ocupando o primeiro lugar se encontra a China, seguido por Turquia e Irã, que são responsáveis por aproximadamente 75 % da produção mundial de melancia (FAO).
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) demonstram que os embarques de melancia no país representam cerca de 5% das exportações de frutas do Brasil.
A produção brasileira de melancia corresponde a 105.064 hectares de área colhida e produção de 2,3 milhões de toneladas. As principais regiões produtoras de melancia do país são:
JUAZEIRO BA / PETROLIA PE - PROJETOS IRRIGAÇÃO
REGIÕES DO BRASIL - PRODUÇÃO RURAL - MELANCIA
Produtores Rurais do Nordeste comemoram - O Nordeste lidera em termos de área plantada e de produção, com 36.864 ha e uma produção de 663.458 toneladas, seguido pelas regiões Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do País.
Dentre os Estados, o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional (18.551 ha).
Dentre as Regiões produtoras, O Nordeste lidera em termos de área colhida (40.876 ha) e de produção (796.967 t), com destaque para o Rio Grande do Norte (391.528 t), Bahia (167.337 t) e Pernambuco (97.975 t), que juntos representam 82,41% da produção da região.
Em seguida vem a região Sul, sendo que Rio Grande do Sul (283.640 t), Paraná (85.968 t) e Santa Catarina (46.012 t) representam 18,54% da produção de melancia do País.
O Norte (404.843 t) tem uma produção próxima, sendo responsável por 18,06% do total nacional, enquanto que as regiões Sudeste e Centro-Oeste representam 14,29% e 13,52%, respectivamente, da produção de melancia no Brasil. Vale ressaltar que essas regiões apresentam Estados que não têm tradição na produção comercial da cultura, com é o caso do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

PRODUÇÃO DE MELANCIA - IRRIGAÇÃO - AGRONOMIA
MERCADO DA MELANCIA NO BRASIL - EXPORTAÇÃO
No Brasil, o mercado consumidor leva em consideração o tamanho e formato do fruto, coloração da polpa, teor de sólidos solúveis, presença ou ausência de sementes e o preço.
Observa-se que na maior parte das áreas plantadas, a predominância é de frutos grandes, com peso médio acima de 6 kg. No entanto, em algumas regiões produtoras, que não estão próximas de centrais de comercialização, os atacadistas chegam a classificar frutos abaixo de 8 kg como 'refugos', diminuindo a remuneração pelos os mesmos.
A oferta geralmente é bem distribuída ao longo do ano, resultando em melhores preços. As perspectivas futuras são positivas desde que a economia no Brasil recupere a força do consumo.
O consumo interno de melancia ( in natura ) no Brasil é forte em regiões litorâneas (praias) e cidades turísticas.
EXPORTAÇÃO
Em termos gerais, a demanda por produtos alimentícios de alta qualidade cresceu regularmente nos países desenvolvidos, o que provocou importantes aumentos do consumo, principalmente de frutas frescas.
Nesses países, existe um público habituado a consumir produtos frescos durante todo o ano, independentemente de o produto ser de origem local ou do exterior. Além disso, a ênfase nos cuidados com a saúde e nos aspectos nutritivos dos alimentos é outro fator que tem contribuído para a ampliação do consumo de frutas e hortaliças frescas.
Assim, justifica-se a grande importância que merece a análise do comportamento do setor consumidor, sobretudo nos países da União Europeia, nos Estados Unidos da América e no Canadá.
A União Europeia permanece como principal destino comprador da melancia brasileira, com destaque para os países baixos (Holanda) e o Reino Unido.
MELANCIA: PRODUÇÃO E MERCADO
Medidas necessárias como o APOIO TÉCNICO aos médios, pequenos agricultores e a agricultura familiar com vistas em capacitar ( cursos e assitência técnica), tornar linhas de CRÉDITO DE CUSTEIO acessíveis e reduzir problemas do sistema produtivo e de MERCADO (venda/distribuição) que comprometem a produtividade, qualidade e agregregação de valor ao produto.
Carlosdo Tigre
FONTE: CAMPO&NEGÓCIOS / HFBRASIL
AGRO - AGRONEGÓCIO - AGRICULTURA SUSTENTÁVEL- CRÉDITO RURAL
AGRO É POP - GESTÃO RURAL GESTÃO PROPRIEDADE RURAL
GESTÃO FINANCEIRA RURAL GESTÃO DE EMPRESA RURAL AGRO É POP
Gostei deste blog
ResponderExcluirBoas notícias sobre agricultura
Fábio
Sou de Caicó RN
Matéria esclarecedora!!! Muito bom ver os nossos resultados!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirCarlos do Tigre é muito inteligente e conhecedor da agricultura familiar.
ResponderExcluirNão sei como não é aproveitado nesta área pelo município.