AGRICULTURA FAMILIAR
PRODUTOR RURAL FAMILIAR
O produtor familiar agropecuário tem sua propiedade rural como seu local de trabalho e moradia.Com dinâmica e características distintas do agronegócio, na AGRICULTURA FAMILIAR a administração da propriedade é compartilhada pela família e tem como principal fonte geradora de renda a atividade produtiva agropecuária.CARLOS DO TIGRE
AGRICULTURA FAMILIAR: O QUE É?
Considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como:
- não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais;
- utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade;
- possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.
AGRICULTURA FAMILIAR BRASIL
Segundo dados do Censo Agropecuário, 77% do total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a grupos familiares; sendo responsáveis por 23% do valor da produção e ocupando uma área de 80,89 milhões de hectares, ou seja, 23% da área total. São aproximadamente 4 milhões de estabelecimentos.
A produção rural familiar emprega 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.
De acordo com a pesquisa, a produção agrícola familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do produto interno bruto nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do país.
Ainda segundo o Censo, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil.
PRODUÇÃO RURAL - AGRICULTURA FAMILIAR PDF
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA AGRICULTURA
Quem vive do campo pode aproveitar as vantagens da tecnologia para melhorar a rotina de trabalho e expandir seus negócios. Isso vale, inclusive, para os pequenos empreendimentos rurais.
Aprimoramentos na gestão da propriedade, automatização de tarefas e aumento de produtividade são exemplos claros desses benefícios. Capacitaçao técnica, crédito para produtor rural e acesso a inovação tecnológica é o melhor caminho para a agricultura familiar se tornar ainda mais próspera e manter os jovens no campo.
TECNOLOGIA E GESTÃO PARA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR
ADMINISTRAÇÃO RURAL
- contabilidade da propriedade;
- gestão de insumos, logística, negociações, gestão fiscal etc.;
- análise de resultados técnicos e econômicos;
- levantamento dos custos de produção;
- software de gestão rural, planilhas.
EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
A mecanização de lavouras e a automatização de diferentes etapas impulsionaram o desenvolvimento de novos recursos para otimizar o dia a dia no campo.
Nesse contexto, a agricultura familiar também foi muito beneficiada. Ainda que o emprego extensivo de maquinário não seja uma realidade nas pequenas propriedades, hoje já é possível ao agricultor familiar se utilizar de tratores e outras máquinas na rotina do seu negócio, mesmo que em menor escala.
INOVAÇÃO NA TECNOLOGIA RURAL
Outro ponto altamente estratégico fomentado pelos avanços da tecnologia são as modernas técnicas para o uso do solo, plantio, irrigação, colheita e armazenamento no setor agrícola e o uso de medicamentos, preparação e uso de ração e técnicas de manejo na pecuária.
CAPRINOS E OVINOS E A TECNOLOGIA
CRÉDIO RURAL - EMPRÉSTIMO PARA PRODUTOR RURAL
O crédito para o produtor rural é de grande importância para o potencial de crescimento da agropecuária familiar.
Maquinário, insumos, matéria-prima, ração, matrizes e reprodutores disponíveis no mercado exigem uma contrapartida considerável do produtor. E nem sempre isso é tão fácil de ser colocado em prática com recursos próprios. Para alavancamento do negócio rural se faz necessário a busca por crédito rural no mercado financeiro.
CRÉDIO RURAL - EMPRÉSTIMO PARA PRODUTOR RURAL
TIPOS DE CRÉDITO RURAL
CRÉDITO RURAL DE CUSTEIO
Destinado para a cobertura das despesas relacionadas aos diversos ciclos produtivos do agronegócio. Logo, é um tipo de crédito indicado para custear as atividades que envolvem a produção rural.
CRÉDITO DE INVESTIMENTO
Está pensando em expandir a produção da sua propriedade rural? Para isso, existe o crédito rural de investimento.
Em síntese, esse tipo de crédito rural destina-se a investimentos fixos como reformas, construções e benfeitorias nas instalações. Também, para compra de maquinário e equipamentos diversos; obras de irrigação, drenagem e telefonia rural. Por fim, é possível investir na proteção e recuperação de solo e formação de lavouras por exemplo.
Além disso, o crédito de investimento pode ser usado para despesas consideradas “semifixas”, como aquisição de animais;
Aquisição de veículos, tratores, colheitadeiras e equipamentos para medição de lavouras.