PRIVATIZAÇÃO - BRASIL TEM CERCA DE 400 EMPRESAS ESTATAIS

  

ECONOMIA

O Brasil tem 134 empresas estatais federais. Se contabilizadas as companhias que pertencem a Estados e municípios, e não apenas à União, o total passa de 400, de acordo com levantamento feito pelo Observatório das Estatais, da Fundação Getulio Vargas (FGV).


EMPRESAS ESTATAIS

O número já foi maior. Na década de 1990, o país privatizou 119 estatais, com a geração de US$ 70,3 bilhões em receita, segundo o coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Armando Castelar.

Os valores, diz ele, fazem da privatização brasileira daquela época uma das maiores em todo o mundo, ao lado de países como México, Austrália e Reino Unido.

Na conta entram desde a venda de geradoras de energia e de bancos estaduais à concessão de rodovias e à quebra do monopólio público do setor de telecomunicações – incluindo a privatização da Telebras, a maior do período, que levantou R$ 22 bilhões.


Há desde empresas já consideradas eficientes na época, como a mineradora Vale, a estatais que eram bastante deficitárias. "No caso da Embraer e da CSN, era privatizar ou fechar", ilustra o economista.

PRIVATIZAÇÃO


O tema divide não apenas a opinião pública, mas também especialistas. 

Parte dos economistas acredita que faz sentido que existam estatais em setores considerados estratégicos – seja como mecanismo de promoção de desenvolvimento ou de indução da inovação.

Contanto a (nenhum número pode ser considerado excessivo)", afirma o economista alemão.

Levando em consideração que elas tenham bom desempenho e boa governança especialistas avaliam que o país tem espaço, de um lado, para melhorar a estrutura de parte das empresas públicas e, de outro, para privatizar.

A privatização não deveria ser um debate ideológico, mas algo pragmático.

O excesso de indicações políticas – que muitas vezes acaba abrindo caminho para a corrupção – e a falta de metas concretas de performance na maioria das estatais brasileiras tornam sua gestão, de forma geral, menos eficiente do que no setor privado.


fonte:BBC News Brasil


_____________________



 _____________________



CARLOS DO TIGRE


CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA



MULHERES NO PODER

MAIS MULHERES NO PODER

POLÍTICA   ENTREVISTAS   NOTÍCIAS  BOA POLÍTICA   

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem