CANA-DE-AÇUCAR NA ECONOMIA BRASILEIRA

cana de açucar, agronegócio, economia, açucar, etanol

IMPORTÂNCIA DA 

CANA-DE-AÇUCAR 

cana de açucar, agronegócio, economia, açucar, etanol

AGRONEGÓCIO - CANA-DE-AÇUCAR

AGRONEGÓCIO - AÇUCAR E ETANOL

A cana-de-açúcar é uma cultura duplamente importante para o país. É a partir dela que são feitos dois produtos essenciais para a economia: o açúcar e o álcool, o último utilizado tanto na fabricação de bebidas alcoólicas como em forma de combustível para os carros.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol. 

O Estado de São Paulo, que lidera a produção no país, respondeu por 54,1% da quantidade produzida na safra 2020/21, e foi responsável pela produção de 48,4% de etanol (14,3 bilhões de litros) e 63,2% do açúcar (26,0 milhões de toneladas).


cana de açucar, agronegócio, economia, açucar, etanol

AGRONEGÓCIO - CANA-DE-AÇUCAR - ECONOMIA


BRASIL: MAIOR PRODUTOR DE CANA-DE-AÇUCAR

As condições da produção e de oferta do açúcar e etanol foram divulgadas no 1° Levantamento da Safra de cana-de-açúcar 2022/2023 da CONAB

Os números apresentados indicam que o Brasil deve produzir 596,1 milhões de toneladas, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior, apesar da redução na área colhida de 1,3%, devido à forte concorrência com outras culturas. A área chega a 8,2 milhões de hectares, que acabou se equilibrando com a expectativa de recuperação da produtividade em 3,2%, resultado de um clima mais favorável que o ocorrido no último ciclo.

Desta forma, o Brasil se tornará o maior produtor do mundo por dois anos seguidos, com um crescimento de 32% em relação à última safra. Os números estão no 2º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

AÇUCAR

O Brasil deverá produzir 40,2 milhões de toneladas de açúcar nesta safra, incremento de 14,9% em comparação ao ciclo anterior devido aos contratos a serem cumpridos com boas margens de lucro e melhor qualidade da matéria-prima. Dada maior produção de açúcar, contribui ainda para a perspectiva de crescimento das exportações do produto nesta temporada.

A produção já tem mercado garantido, de acordo a equipe da Conab. A exportação brasileira de açúcar aumentou 69,9% nos quatro primeiros meses dessa safra (abril-julho), e a expectativa é de que continue em alta.


CANA DE AÇUCAR, AÇUCAR - PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO

AÇUCAR - PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO

ETANOL

Já a produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é de 28,66 bilhões de litros, com redução de 5,3% em relação à safra passada. 

No etanol da cana, a redução afetou tanto o anidro, com queda de 11,1%, quanto o hidratado, com decréscimo de 4,9% em comparação à safra 2021/22.


cana de açucar, agronegócio, economia, açucar, etanol

USINA ALCOOL - ETANOL 

ECONOMIA: IMPORTÂNCIA DA CANA-DE-AÇUCAR

Embora o setor tenha passado por períodos de poucos investimentos que corroeram a produtividade dos canaviais, a produção de toneladas de cana moídas tem se mantido. Isso demonstra a capacidade de expansão que a cultura teve nos últimos anos.

Com a chegada das usinas, o PIB de alguns municípios brasileiros teve um aumento médio de 30% em três anos e setores como a agricultura, a indústria e os serviços também foram impulsionados ao crescimento.

cana de açucar, agronegócio, economia, açucar, etanol

USINA ALCOOL - ETANOL - AÇUCAR - CANA DE AÇUCAR

As usinas reestruturaram os municípios onde estão localizadas e estimularam a produção de outras culturas, a redução do desmatamento. A afirmação faz parte do estudo realizado pelo Núcleo de Avaliação de Politicas Climáticas da PUC do Rio de Janeiro (Climate Policy Initiative), no âmbito do projeto INPUT.

PRODUÇÃO

Os dados do 1° Levantamento da Safra de cana-de-açúcar 2022/2023 da CONAB foram divulgados no dia 4/5, trazendo as condições da produção e de oferta do açúcar e etanol.

A produtividade da atual safra de cana-de-açúcar começa a mostrar recuperação, após dois ciclos de adversidades climáticas. O aumento de 1,6% na média nacional no rendimento das lavouras do país é um contraponto para a redução de 2,6% na área de cultivo.

A melhora no desempenho é impulsionada por um maior índice registrado principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, esta última com destaque para Goiás, além de Minas Gerais com variações positivas para as regiões de 6% e 3,5% respectivamente, enquanto os estados registraram elevação de 3,8% e 3,2%. Em São Paulo, principal estado produtor, e Paraná, por exemplo, o desempenho das lavouras ainda reflete o clima adverso das últimas temporadas.

A safra que se iniciou neste mês de abril só será encerrada em março de 2023, por isso o levantamento aponta para uma estimativa de produção de açúcar, mas, vale destacar que o mercado é dinâmico e pode mudar ao longo da safra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem