IMPORTÂNCIA DA
CANA-DE-AÇUCAR
AGRONEGÓCIO - CANA-DE-AÇUCAR
AGRONEGÓCIO - AÇUCAR E ETANOL
A cana-de-açúcar é uma cultura duplamente importante para o país. É a partir dela que são feitos dois produtos essenciais para a economia: o açúcar e o álcool, o último utilizado tanto na fabricação de bebidas alcoólicas como em forma de combustível para os carros.
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol.
O Estado de São Paulo, que lidera a produção no país, respondeu por 54,1% da quantidade produzida na safra 2020/21, e foi responsável pela produção de 48,4% de etanol (14,3 bilhões de litros) e 63,2% do açúcar (26,0 milhões de toneladas).
AGRONEGÓCIO - CANA-DE-AÇUCAR - ECONOMIA
BRASIL: MAIOR PRODUTOR DE CANA-DE-AÇUCAR
As condições da produção e de oferta do açúcar e etanol foram divulgadas no 1° Levantamento da Safra de cana-de-açúcar 2022/2023 da CONAB.
Os números apresentados indicam que o Brasil deve produzir 596,1 milhões de toneladas, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior, apesar da redução na área colhida de 1,3%, devido à forte concorrência com outras culturas. A área chega a 8,2 milhões de hectares, que acabou se equilibrando com a expectativa de recuperação da produtividade em 3,2%, resultado de um clima mais favorável que o ocorrido no último ciclo.
Desta forma, o Brasil se tornará o maior produtor do mundo por dois anos seguidos, com um crescimento de 32% em relação à última safra. Os números estão no 2º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
AÇUCAR
O Brasil deverá produzir 40,2 milhões de toneladas de açúcar nesta safra, incremento de 14,9% em comparação ao ciclo anterior devido aos contratos a serem cumpridos com boas margens de lucro e melhor qualidade da matéria-prima. Dada maior produção de açúcar, contribui ainda para a perspectiva de crescimento das exportações do produto nesta temporada.
A produção já tem mercado garantido, de acordo a equipe da Conab. A exportação brasileira de açúcar aumentou 69,9% nos quatro primeiros meses dessa safra (abril-julho), e a expectativa é de que continue em alta.
Já a produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é de 28,66 bilhões de litros, com redução de 5,3% em relação à safra passada.
No etanol da cana, a redução afetou tanto o anidro, com queda de 11,1%, quanto o hidratado, com decréscimo de 4,9% em comparação à safra 2021/22.
Embora o setor tenha passado por períodos de poucos investimentos que corroeram a produtividade dos canaviais, a produção de toneladas de cana moídas tem se mantido. Isso demonstra a capacidade de expansão que a cultura teve nos últimos anos.
Com a chegada das usinas, o PIB de alguns municípios brasileiros teve um aumento médio de 30% em três anos e setores como a agricultura, a indústria e os serviços também foram impulsionados ao crescimento.
USINA ALCOOL - ETANOL - AÇUCAR - CANA DE AÇUCAR
PRODUÇÃO
Os dados do 1° Levantamento da Safra de cana-de-açúcar 2022/2023 da CONAB foram divulgados no dia 4/5, trazendo as condições da produção e de oferta do açúcar e etanol.
A produtividade da atual safra de cana-de-açúcar começa a mostrar recuperação, após dois ciclos de adversidades climáticas. O aumento de 1,6% na média nacional no rendimento das lavouras do país é um contraponto para a redução de 2,6% na área de cultivo.
A melhora no desempenho é impulsionada por um maior índice registrado principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, esta última com destaque para Goiás, além de Minas Gerais com variações positivas para as regiões de 6% e 3,5% respectivamente, enquanto os estados registraram elevação de 3,8% e 3,2%. Em São Paulo, principal estado produtor, e Paraná, por exemplo, o desempenho das lavouras ainda reflete o clima adverso das últimas temporadas.
A safra que se iniciou neste mês de abril só será encerrada em março de 2023, por isso o levantamento aponta para uma estimativa de produção de açúcar, mas, vale destacar que o mercado é dinâmico e pode mudar ao longo da safra
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________