PROFESSOR
Ser ao invés de estar!
ARTIGO por: Professor Vitor Paulo Alves de Oliveira
Professor e Gestor Escolar
Quando eu, em minha infância, ganhei um pequeno quadro negro que media 80x60 cm, de minha vó materna, eu mal sabia que isso mudaria minha forma de ver o mundo e estar nele, me fascinava possuir um instrumento que me fazia pensar em ser alguém, ter um futuro. Sempre soube que a educação era a porta, sabia que tinha que passar por ela. Infelizmente muitos, acidentalmente, caem na educação por frustração de não ter como prosseguir em outros sonhos, mas o meu sonho era avançar na educação e aproveitar cada espaço que ela me propusera. Ser professor não é o mesmo de estar professor. Tem gente que estar professor, eu não, eu sou professor e falo com muito orgulho e nem um pouco modesto, sou professor!
EDUCAÇÃO - Professor Vitor Paulo
EDUCAÇÃO
Fui criado no ambiente da escola desde muito cedo, minha mãe, a merendeira e meu pai, o vigia, mas eu vislumbrava a educação além dos portões e da cozinha da escola. Meu lugar era na sala de aula, era ali na frente do quadro negro com o giz numa mão e um apagador na outra. Recordo-me com um sorriso no rosto e uma lágrima que teima em cair, por que eu cheguei lá, me formei professor, me orgulho disso, tem ressonância, soa agradável, sou professor, não apenas "estou professor". Estar professor pode ser um traço, um risco, uma vírgula, mas ao contrário disso, ser professor é exclamação, é reticências. Hoje, na meia idade, percorro sem medos o caminho da educação, continuo sendo professor.
GESTÃO ESCOLAR
Neste momento estou gestor escolar, mas já estive coordenador de área, formador de ensino, vice gestor, palestrante, conferencista, facilitador de mídias, sim estive, mas nunca deixei de ser professor. Quem tem história pode contá-la, quem não tem pode inventá-la, por isso, conto essa história para falar de gestão exponencial. Crescer e promover crescimento, gerenciar emoções, ser racional e promover a racionalidade sem descuidar da saúde mental, fazer de servidores verdadeiros colaboradores.
PROFESSORES - EDUCAÇÃO
Servir pode ser forçado, pode ser pela obrigação, pelo salário, mas colaborar pode ser intuitivo, prazeroso, reconfortante. Otimizar tempo, recursos e gerar resultados, aplicar a meritocracia e valorizar os setores e as pessoas que são deles, diferenciando-os das pessoas que, apenas, estão nele. Gestão exponencial é crescimento linear de quem é e não de quem estar. Um olhar otimista sobre o serviço público de quem faz e não de quem estar no bolo, com a massa, como massa de manobra. Ser é expoente, estar é parábola. Ser é variável, linear, crescente, ascendente enquanto estar é fixo, constante, limitado, aparente. Queira ser, não acomode-se em estar. Seja feliz e não esteja feliz, por que quem é feliz é por que decidiu ser apesar dos desafios do cotidiano, já quem prefere estar feliz, basta sair de sua zona de conforto para mergulhar nos desgostos e agravos desta vida!
Professor Vitor Paulo Alves de Oliveira
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________