AGROPECUÁRIA SETOR QUE MAIS GEROU EMPREGOS

EMPREGOS

AGRO, RURAL, EMPREGOS NA AGROPECUÁRIA

AGRO - EMPREGO E RENDA


Com posição fundamental na vida do ser humano, o ato de trabalhar não só permiti a manutenção financeira más também contribui para que a vida possa ser digna. O trabalho é na vida de cada indivíduo uma ação essencial.

Carlos do Tigre

 

EMPREGO, AGROPECUÁRIA

TRABALHO - VAGAS DE EMPREGOS NO AGRONEGÓCIO


EMPREGO

NOVAS VAGAS NA AGROPECUÁRIA

Em nível nacional, o setor agropecuário registrou 102.060 novos postos de trabalho no acumulado de 2022, ficando à frente do setor do comércio, por exemplo. 

Dos cinco setores analisados no Novo Caged, o agro ficou à frente dos setores de comércio, indústria e construção na geração de emprego e perdeu apenas para o setor de serviços. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado em agosto de 2022 pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O AGRO um setor de extrema importância para o Brasil e o mundo, e os dados confirmam isso. O produtor rural continua firme com a sua vocação de produzir.

AGRO: MAIS EMPREGOS

Os números de emprego fazem parte do Caged, uma publicação mensal do Ministério do Trabalho e que registra a evolução do emprego formal no País. O resultado consolidado reforçou a posição da agropecuária como um dos principais motores da economia e do mercado de trabalho. Entre os ramos da agricultura, e um dos destaques foi a fruticultura.

Esse cenário positivo no agronegócio gerou, ainda, impactos positivos no Produto Interno Bruto (PIB). O setor foi um dos principais combustíveis para o crescimento da economia.

agropecuária, fruticultura

AGRO - FRUTICULTURA E GERAÇÃO DE EMPREGOS

Na agropecuária, o saldo se deu diante de 99.961 contratações, menos 90.487 demissões. Com os números do mês de setembro, o setor segue com números positivos em 2022. No acumulado de janeiro a setembro, atividades ligadas ao agro foram responsáveis por 973.037 admissões — contra 852.374 demissões. Ou seja: saldo parcial de 120.663 vagas geradas — contando apenas as formais, que são as com carteira assinada.

De acordo com o Caged, o mercado de trabalho classificado como agropecuária envolve cinco subsetores: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

EMPREGOS NA AGROPECUÁRIA

GERAÇÃO DE EMPREGOS NA AGROPECUÁRIA

ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E GERAÇÃO DE EMPREGOS

Entre as atividades agropecuárias, as que mais contribuíram para a geração de novos empregos foram:  
  • Cultivo de soja
  • Pecuária bovina de corte
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Preparação de terreno, cultivo e colheita

REGIÕES DO BRASIL - EMPREGOS NA AGROPECUÁRIA

EMPREGOS NA AGROPECUÁRIA, BOVINOS, ECONOMIA

EMPREGOS - BOVINOS PARA CORTE

As regiões do Brasil e a abertura de novos postos de trabalho no setor agropecuário.

  • Sudeste
  • Nordeste 
  • Centro-Oeste 
  • Sul
  • Norte 
Para a CNA, os resultados poderiam ter sido melhores, mas foram limitados pela pandemia e a lenta recuperação da economia brasileira.

Para 2023, poderemos esperar a criação de mais vagas de emprego, mas talvez em um ritmo um pouco mais lento inicialmente. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem