GRANJA SUÍNA
O fato de a carne de porco ser a mais consumida do mundo faz com que o mercado da pecuária suína seja sempre uma boa aposta.
Para o EMPREENDEDOR RURAL quem está em busca de diversificar a renda na propriedade rural ou começar um novo negócio no agro, no segmento agropecuário, a criação de porcos pode ser uma aposta certeira. Isso porque essa proteína tem ganhado destaque no mercado nacional e mundial. Granja suína, com parcerias, pode ser um bom negócio.
AGRO - PECUÁRIA -SUÍNOS
Além dos aspectos relacionados às oportunidades de mercado e exportação, criar porcos também é uma ótima opção para os pequenos produtores e pecuária familiar.
O investimento inicial para essa atividade varia de acordo com o tamanho inicial da granja e do plantel.
Executando a administração da propriedade rural o produtor de suínos consegue alcançar um alto padrão de qualidade da carne e, no caso de criação em área livre, a presença dos animais ainda ajuda a enriquecer o solo.
PECUÁRIA SUÍNA NO BRASIL
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. O desempenho brasileiro é significativo quando comparado com a média mundial e essa trajetória está ancorada em mudanças organizacionais e no contínuo incremento tecnológico.
Estamos logo atrás de grandes potências mundiais — como a China, a União Europeia (28 países) e os Estados Unidos — e à frente das atividades russas.
A concentração de pecuária suína ocorre no Sul e Centro-Sul, principalmente nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
Diferentemente do gado bovino, o suíno é criado em pequenas e médias propriedades, geralmente associadas a alguma forma de agricultura, como a do milho no Paraná.
A volatilidade do setor é o maior desafio para o suinocultor brasileiro. Após bons resultados pode-se deparar com um decréscimo nas vendas, nos preços, aumento de custo no processo produtivo e ou outros fatores. Por essa razão, é fundamental que haja um bom planejamento e o investimento em tecnologia para garantir a qualidade dos produtos e a alta produtividade do negócio.
GRANJA SUÍNA - INDUSTRIALIZAÇÃO - CONSUMIDOR
PECUÁRIA - GRANJA SUÍNA - MERCADO CARNE DE PORCO
Porém, apenas infraestrutura de ponta não basta. É necessário que o suinocultor siga as boas práticas de manejo e invista em saúde e nutrição de qualidade para garantir o desempenho dos animais. Ou seja, quem deseja entrar ou se manter no páreo do mercado de suínos precisa se modernizar e respeitar os padrões sanitários e ambientais internacionais, para, assim, atender às demandas de consumidores exigentes.
GRANJA SUÍNA NA AGROPECUÁRIA FAMILIAR
Podemos subdividir a suinocultura brasileira em dois grandes grupos, a suinocultura industrial e a de pequeno porte.
- De um lado, há a chamada suinocultura industrial, tecnificada e inserida nos mercados por meio de agroindústrias integradoras, cooperativas e vendas diretas aos frigoríficos no mercado independente.
- No outro lado, há a suinocultura de pequeno porte, atuando em mercados locais ou de nicho.
- Além desses dois grupos, há mais de 1,3 milhão de estabelecimentos com rebanho de até 20 cabeças que criam suínos para subsistência ou autoconsumo e para vendas esporádicas na comunidade em que vive.
A grande maioria dos estabelecimentos da suinocultura industrial é de base familiar (73%), mas os produtores com mão de obra contratada detêm a maior parte do rebanho (57%) e dos suínos produzidos (69%).
Para os agricultores familiares há uma grande valorização da mão de obra familiar, além de
oferecer o baixo investimento. As famílias produtoras de suínos, tanto vendem os leitões, como
destina os machos em terminação para o abate.
CRIAÇÃO DE SUÍNOS
Dentro das diferentes regiões, os sistemas de exploração de suínos são definidos conforme o manejo adotado e podem ser classificados em 4 tipos:
- Sistema Extensivo ou a Solta;
- Sistema Semi-Extensivo;
- Sistema Intensivo de Suínos Criados Ao Ar Livre (SISCAL) e
- Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON)
A tendência é que até 2050, o consumo da carne suína dobre, em virtude do crescimento populacional e aumento da exportação.
FONTE: CANALAGRO NUTRIÇÃOESAÚDEANIMAL
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________