PIMENTÃO
O pimentão é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, ocupando significante área de plantio. Seu cultivo pode se dar tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela grande maioria da área ocupada com esse legume no Brasil, enquanto ao cultivo e produção de frutos a serem comercializados na coloração verde, vermelha, amarela e outras.
PIMENTÃO - CULTIVO E PRODUÇÃO - AGRO - HORTALIÇAS
CULTIVO DE PIMENTÃO NO BRASIL
Entre as principais áreas de cultivos estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. Apesar do destaque dado ao estados citados, o pimentão está presente em todo território nacional.
De acordo com as preferências do mercado consumidor é que se determina os tipos de pimentão a serem plantados. Alguns mercados preferem pimentões pequenos, daí se planta os pimentões curtos ou "block", muito comuns nas regiões Norte e Nordeste do país. Já os pimentões cônicos são responsáveis pela mais importante área de cultivo.
Ultimamente o consumidor tem optado por um pimentão de formato mais retangular, ou seja, um formato intermediário entre curto e cônico longo, com parede mais grossa e por isso, com melhor qualidade de consumo através da boa digestibilidade e melhor rendimento. É esse o tipo de pimentão mais consumido nos países do Mercosul para os quais o Brasil tem se tornado importante fornecedor. (Revista Cultivar)
O pimentão está entre as 10 hortaliças mais consumidas no mercado brasileiro e mundial. Seu cultivo pode se dar tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela maior parte da área ocupada no Brasil.
NORDESTE - CULTIVO DE PIMENTÃO
No Brasil, o pimentão é uma hortaliça de grande importância econômica e com boa adaptação às condições do semiárido.
Com a escassez e irregularidades de chuva e a baixa disponibilidade de água no semiárido, o manejo da irrigação deve priorizar o uso racional, assim, estratégias que possibilitam o aumento da eficiência de uso da água devem ser usadas, entre elas a irrigação controlada.
O pimentão é uma cultura que depende de uma distribuição de água regular durante o ciclo, no entanto o excesso de umidade pode causar danos à cultura, que contribui para ocorrência de doenças fúngicas na parte aérea da planta e nos frutos, em contrapartida o déficit hídrico pode provocar abortamento e queda de flores, sendo um dos principais fatores limitantes de altas produtividades. (Pablo Alves da Rocha - Engenheiro Agrônomo)
IRRIGAÇÃO -PIMENTÃO - AGRICULTURA FAMILIAR
O pimentão está entre as dez hortaliças mais importantes em termos de valor econômico no Brasil, devido ao uso culinário e suas propriedades nutricionais, além de representar significativa importância na agricultura familiar, sobretudo por fazer a integração desta com a agroindústria.
Considerando a relevância destes dados e a demanda cada vez mais freqüente por hortaliças é crucial ressaltar a importância do cultivo convencional e as potencialidades do cultivo orgânico do pimentão por pequenos produtores e agricultores familiares.
A produção do pimentão é uma prática viável, sendo imprescindível o acesso a novas tecnologias, linhas de crédito e assistência técnica compatíveis a este tipo de produção, formuladas de acordo com a realidade e disponibilidade de recursos da propriedade agrícola familiar.
Governos e orgãos públicos precisam mostrar interesse e fomentar a produção rural para que produtores permaneçam no campo. Municípios rurais, com economia concentrada no agro, precisam agir e disponibilzar serviços que incentivem o crescimento da agricultura familiar e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias produtoras.
Carlos Do Tigre
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE
AGRO- ECONOMIA - NEGÓCIOS - POLÍTICA
PIMENTÃO AGRO AGRICULTURA FAMILIAR
Tags:
AGRO