EMPREENDEDORISMO
NEGÓCIO PRÓPRIO
Com trabalho e foco empreendedores têm a força para transformar realidades, histórias de vida e criar negócios promissores.
Carlos do Tigre
JOVENS EMPREENDEDORES
Ter um sonho de empreendedorismo faz parte dos desejos de muita gente jovem. Pôr suas ideias em prática e partir para a ação exige coragem, determinação, colocar a mão na massa, arregaçar as mangas e transformar em realidade aquilo que sempre quiseram fazer: ter seu próprio negócio.
O empreendedorismo é bom para o país. O fortalecimento desses negócios ajuda a alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contribui para o fortalecimento da economia, seja por meio da geração de emprego ou do incentivo ao consumo.
EMPREENDEDOR DE SUCESSO
Alexandre Costa é fundador e CEO da maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show. A empresa que Alexandre começou aos 17 anos, possui um faturamento anual na casa dos bilhões.
OPORTUNIDADE - DESAFIOS - EMPREENDER
Alexandre Costa
"Em 1988, com 17 anos, quis ganhar um dinheiro a mais, para isso decidi aproveitar a páscoa como oportunidade e aceitei uma grande encomenda de ovos de páscoa. O fabricante me deixou na mão em relação a encomenda, referente a 2000 ovos de chocolate.
Para reverter tal cenário, Alexandre pegou emprestado 500 dólares de seu tio, comprou matéria prima para fabricar os produtos e, em companhia de Dona Cleusa, a cozinheira, conseguiu entregar a encomenda após três dias de trabalho intenso.
O principal retorno que tive dessa experiência foi perceber que existia uma lacuna no mercado da sobremesa, especialmente entre a grande indústria e o pequeno artesão.
Com o lucro obtido na venda dos ovos, criei a Cacau Show."
NEGÓCIO PRÓPRIO E PLANEJAMENTO
Alexandre Costa
"Com planejamento, esforço e dedicação comecei a apresentar o negócio de loja em loja, que cresceu, principalmente após abrir o primeiro ponto físico em 2001.
Inicialmente a Cacau Show era uma marca revendida em diversos pontos de comércio.
O modelo de padronização das lojas e o entendimento de mercado fizeram com que em 2006, cerca de cinco anos após abrir a primeira loja, a Cacau Show fosse a maior do ramo no Brasil.
Dois anos mais tarde a rede alcançou o posto de número um do mundo no ramo, ultrapassando a estadunidense Rock Mountain.
Na década seguinte o grupo passou do número de 1000 lojas, todas espalhadas pelo Brasil."
Algo maravilhoso. Empenhar-se ao máximo, depositar sua paixão em algo e depois colher os frutos disso é inspirador e gratificante. Porém, é muito importante levar em consideração que se tornar empreendedor requer muito foco e planejamento. É essencial buscar diferenciais e se reinventar constantemente, buscando o novo e o surpreendente.
Alexandre Costa
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________