JUAZEIRO E PETROLINA: MUNICÍPIOS SE DESTACAM

 

    NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

O desenvolvimento do Vale do São Francisco passou a ser encarado com grande importância pelos governos, empresas públicas e iniciativa privada. A melhoria das condições de vida dos são franciscanos e o progresso de muitos municípios do Vale do São Francisco tornou clara a realidade e a perspectiva  de desenvolvimento agrícola, comercial e industrial de toda região.

Carlos do Tigre


PETROLINA E JUAZEIRO

ECONOMIA  -  VALE DO SÃO FRANCISCO  -  EMPREGO E RENDA 

VALE DO SÃO FRANCISCO

O Vale do São Francisco é uma região fértil e que tem recebido diversos investimentos em irrigação desde a década de 1970 por parte de orgãos públicos como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Tornou-se um importante produtor de frutas e hortaliças.

A sub-região que mais se desenvolve é aquela compreendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), que se tornou o maior aglomerado urbano do semiárido nordestino.

INVESTIMENTOS: MELHORES MUNICÍPIOS

O estudo feito pela Urban Systems, publicado anualmente pela revista Exame, avalia por meio de dados e indicadores todos os municípios com mais de 100 mil habitantes do País, identificando aquelas que possuem maior oportunidade de investimentos por meio do setor privado. 

Foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.

JUAZEIRO E PETROLINA

Vale do São Francisco, a região margeada pelo rio de mesmo nome nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, é um dos maiores pólos da fruticultura irrigada no Brasil.

As principais Cidades que movimentam a economia do Vale do São Francisco são Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que juntas tem aproximadamente 600 mil habitantes.

AGRONEGÓCIO EM PETROLINA E JUAZEIRO

As cidades de Petrolina e Juazeiro nas últimas décadas passaram por diversas transformações no meio urbano e rural para comportar as demandas do novo público, oriundos de todas as regiões do Brasil para trabalhar na agricultura. 

A instalação das sedes de empresas agrícolas, cooperativas e associações, assim como os serviços voltados para agricultura irrigada e as exigências voltadas para proteção ambiental favoreceram uma reestruturação do espaço agrário local, que foi dotado de novas práticas na produção, instalação de maquinários de alta tecnologia e utilização de métodos modernos de cultivo 


Os produtores da região possuem parceria comercial com as maiores redes retalhista do mundo que viabilizam o escoamento das frutas do Vale do São Francisco no mercado. A produção do polo é encontrada nos maiores supermercados do Brasil e nos mais diversificados empreendimentos comerciais dos países da Europa, com destaque para Holanda, Inglaterra, Alemanha e França como também para os Estados Unidos e Japão. 

AGRONEGÓCIO

AGRONEGÓCIO - VALE DO SÃO FRANCISCO - FRUTAS 

POLO DE IRRIGAÇÃO DA FRUTICULTURA

O Pólo Frutícola Petrolina/Juazeiro é representado por 8 (oito) municípios, sendo 4 (quatro) em Pernambuco e 4 (quatro) na Bahia. 
  • Os municípios pernambucanos são Petrolina, Orocó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. 
  • Do lado baiano encontram-se Juazeiro, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova. 
Estes municípios integram a região do Submédio São Francisco que responde por um elevado volume de produção e exportação de frutas no Brasil. Dentre os municípios que compõem a região destacam-se Petrolina e Juazeiro pela sua importante posição na hierarquia urbana, assumindo a liderança econômica e polarização da região.

DESTAQUE NO AGRO

PETROLINA PE   -  JUAZEIRO BA  -  POLO ECONÔMICO

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Diversos avanços foram registrados nas últimas décadas no Polo Frutícola Petrolina/Juazeiro, novos cenários podem ser visualizados para região que constantemente recebe novos imigrantes, brasileiros e estrangeiros, dispostos investir massivamente na produção para exportação e disponibilizar novas tecnologias para o setor, verifica-se também a entrada mão de obra qualificada para trabalhar, hoje em dia, não somente na agricultura irrigada e nos seus serviços técnicos, mas também em outros setores como saúde, educação, construção civil, comércio, serviços, etc.  


_____________________

VEJA ESTA MATÉRIA

SERTÃO BRASILEIRO: POMAR DO MUNDO?

 _____________________

_____________________



 _____________________



CARLOS DO TIGRE


CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO - ECONOMIA  -  NEGÓCIOS - POLÍTICA


AGRONEGÓCIO  -  IRRIGAÇÃO  -  FRUTAS  -  FRUTICULTURA  -  HORTALIÇAS - 

VALE DO SÃO FRANCISCO  -  JUAZEIRO BA  -  PETROLINA PE  -  ECONOMIA

1 Comentários

  1. Agnaldo Honório Barbosa - Agente de Desenvolvimento Banco do Nordeste4 de junho de 2023 às 18:25

    A RIDE - Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Econômico Petrolina/Juazeiro é o resultado da ação de nossos representantes políticos em Brasília, a partir do Plano de Metas elaborado pelo Programa Polos de Desenvolvimento Integrado, uma iniciativa do Banco do Nordeste, convênio com o PNUD da ONU, o qual atraiu diversos parceiros institucionais desses 8 municípios, com atuacão municipal, estadual e federal. Também amparados pelos recursos dos financiamentos rurais e urbanos aos empreendimentos por parte do BNB.

    Agnaldo Honório Barbosa
    Agente de Desenvolvimento
    Banco do Nordeste

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem