ABACAXI
O Brasil é o terceiro produtor mundial de abacaxi, com quase 1,5 bilhão de frutos colhidos em cerca de 60 mil hectares. O abacaxizeiro é a quinta fruteira mais cultivada no País, com importante papel econômico e social de geração de emprego e renda.
AGRO - ABACAXI
O abacaxi pode ser consumida tanto ao natural, como na forma de produtos industrializados (fatias, meias-fatias, retalhos, pedaços, bocados, taliscos, cubos, polpa e suco).A abacaxicultura é intensiva em mão de obra nas suas etapas produtivas, com destaque para a colheita. A maioria dos produtores são de pequeno e médio porte, com áreas plantadas variando de 10 a 20 hectares. Todas essas características tornam a cultura de grande importância econômica e social.
ABACAXI NO NORDESTE
O abacaxi é uma das principais frutas cultivadas na região Nordeste, sendo responsável por cerca de 41% da produção total brasileira.
No Nordeste, a Paraíba contribui com 44% do abacaxi produzido; a Bahia e o Rio Grande do Norte, ambos com 20%; e o Estado de Pernambuco, com 4%.
PRODUTORES DE ABACAXI
No contexto nacional, O Pará (16%) e Paraíba (16%) destacam-se como os principais produtores, com aproximadamente 32% do total da produção, vindo em seguida os estados de Minas Gerais com 17%.
Grande parte dessa produção destina-se ao mercado local, para consumo como fruta fresca e o restante supre as indústrias existentes. A cultivar mais plantada na região é a Pérola seguido do Smooth Cayenne e Jupi.
O abacaxi da variedade Pérola (ou Branco de Pernambuco) se presta muito bem para consumo interno ao natural, e abacaxi da variedade Smooth Cayenne e Jupi são mais adequada para a exportação como fruta fresca e para o processamento industrial. (EMBRAPA)
MERCADO DO AGRO - COMERCIALIZAÇÃO DO ABACAXI
O abacaxi é consumido quase que exclusivamente como fruta fresca, podendo ser encontrada facilmente em feiras livres, supermercados, centrais de abastecimento etc. Porém, existem várias indústrias de processamento que comercializam seus produtos nos mercados internos e externo.
A fruta é a quinta mais produzida no País, contribuindo com aproximadamente R$ 2,22 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno.
ABACAXI - MERCADO DO AGRO
ABACAXI NA ECONOMIA
A produção de abacaxi desempenha um relevante papel social pela geração de empregos no campo e contribuição da permanência do homem na área rural. O cultivo depende de bastante mão-de-obra, o que faz gerar empregos e fonte de renda para que as pessoas permaneçam na área rural.Carlos Do Tigre
Além do que diz Carlos Do Tigre, o abacaxi é uma grande absorvedora de mão de obra, contribuindo para a geração de empregos no meio rural.
Nos municípios produtores, onde o abacaxi se destaca como um dos principais produtos agrícolas, a produção emprega muitos trabalhadores, desde a preparação até o cultivo e transporte dos frutos. Além disso, o abacaxi contribui significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) destes municípios.
Pequenos produtores e agricultores familiares enfrentam desafios, como a falta de recursos para investir na produção e falta de assistência técnica disponibilizada por orgão publicos.
Portanto, o abacaxi desempenha um papel crucial na economia local e na sustentabilidade das comunidades rurais.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
AGRO ABACAXI AGRICULTURA FAMILIAR ECONOMIA NORDESTE
Tags:
AGRO