BRASIL: MAIORES PRODUTORES DE ABACAXI

       

ABACAXI NO BRASIL

O abacaxi é uma autêntica fruta das regiões tropicais e subtropicais, consumido em todo o mundo, tanto ao natural quanto na forma de produtos industrializados. As excelentes características qualitativas dessa fruta refletem na sua importância socioeconômica.


FRUTICULTURA, PRODUÇÃO DE ABACAXI NO BRASIL

PANORAMA DO CULTIVO DE ABACAXI NO BRASIL

FRUTICULTURA - O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, com mais de 1400 mil toneladas anuais. As principais plantações brasileiras, responsáveis pela produção de cerca de 850 mil toneladas, estão concentradas nos estados do Pará e da Paraíba e na região do Triângulo Mineiro (Minas Gerias).

MAIORES PRODUTORES DE ABACAXI

As Filipinas se destacam como o principal produtor de abacaxi,  seguido pela Costa Rica. O Brasil encontra-se na 3º posição do ranking mundial, tornando o cultivo de abacaxizeiros importante para os produtores rurais de determinadas regiões do país.

FRUTICULTURA,ABACAXI

PRODUÇÃO RURAL -FRUTICULTURA - ABACAXI


PRODUÇÃO DE ABACAXI NO BRASIL: PARÁ LIDERA

PARÁ, ABACAXI NO BRASIL, PRODUTORES RURAIS

PRODUTOR RURAL - ABACAXI NO PARÁ


O Pará é o maior produtor abacaxi no Brasil. Quem afirma é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base em uma produtividade de 22.726 unidades por hectare, o fruto conferiu ao Estado renda de R$ 566.650 milhões. A fruta, cultivada em uma área de 18.779 hectares, tem sua produção acompanhada pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), por meio do Programa Fitossanitário da Cultura do Abacaxi.

Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia e Salvaterra são os municípios que lideram a produção. Além deles, outras treze cidades se destacam na abacaxicultura, o que não significa, porém, que a cultura não esteja presente em outras localidades do Pará, uma vez que a maior parte da produção é fruto da AGRICULTURA FAMILIAR.

Além da comercialização da fruta, parte da produção de abacaxi paraense é industrializada na forma de suco e exportada para os EUA e Europa por uma fábrica de suco de abacaxi localizada no município de Floresta do Araguaia, gerando dividendos ao município.

PARAÍBA 2º MAIOR PRODUTOR NACIONAL DE ABACAXI

PARAIBA, PRODUÇÃO DE ABACAXI, AGRO, FRUTICULTURA

PRODUÇÃO DE ABACAXI NA PARAÍBA


A Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fruta é cultivada em uma área de 10.912 hectares, em municípios do Litoral, Zona da Mata e Agreste do Estado.

Entre os municípios paraibanos que lideram a produção de abacaxi estão Itapororoca, Araçagi, Santa Rita, Pedras de Fogo, Lagoa de Dentro e Curral de Cima

Ainda de acordo com o IBGE, a abacaxicultura garante um faturamento médio de mais de R$ 345.276.000,00 ao ano, com base em uma produtividade de 30.689 frutos por hectare.

O pesquisador de abacaxi da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Eliazar Felipe, explicou que a maior parte do abacaxi colhido abastece principalmente a região Sudeste, com destaque para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

PARAÍBA 

 

Segundo Eliazar Felipe, a Paraíba conta com vantagens de clima e solo favoráveis para a produção da fruta, além de utilizar as tecnologias adequadas para o cultivo dela. “Produzimos o melhor e mais saboroso abacaxi do mundo”, disse.

O extensionista rural da Empaer de Guarabira, George Firmino do Nascimento, também explicou que o perfil do produtor é formado basicamente por AGRICULTORES FAMILIARES que atuam em lavouras sob regime de sequeiro e de irrigação. Ele lembrou ainda que, para cada 1,0 hectare plantado com abacaxi, são gerados cinco empregos diretos no campo.

ABACAXI NO BRASIL: PRINCIPAIS PRODUTORES

PRODUÇÃO DE ABACAXI NO BRASIL


Os principais estados produtores de abacaxi no Brasil são Pará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e Pernambuco (80% do total). A colheita ocorre o ano todo, sendo intercalada entre as regiões. O clima ideal para o desenvolvimento da cultura é quente e úmido. A colheita ocorre de 18 a 24 meses após o plantio, com pós-colheita de 10 a 15 dias.

A colheita do abacaxi é intensificada entre os meses de agosto e dezembro, entretanto, quem utiliza irrigação tem condições de produzir durante o ano inteiro. 


FONTE: IBGE - Empaer - Adepará


 _____________________


MULHER RURAL

 _____________________



1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem