AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO: LUTA E RESISTÊNCIA

AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO

Sertão, Agricultura Familiar, Trabalhador Rural, Sertanejo

AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO


No Sertão mulheres e homens rurais resistem e mostram a importância da existência da Agricultura Familiar. 

Enquanto municípios, estados e governo federal priorizam o agronegócio, a agricultura familiar sertaneja luta pela sobrevivência e mostra a importância da relação entre o ser humano e o ambiente em que vive .

AGRICULTURA FAMILIAR E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

A agricultura familiar no Brasil é a principal produtora dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros. Diferente da monocultura, esse tipo de manejo do solo produz alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema, e é feito por brasileiras e brasileiros que tem a terra como sua principal fonte de sustento.

Durante a pandemia o papel da agricultura familiar no combate à fome mostrou sua grande importância. Pesquisas recentes consideraram que a agricultura familiar é a melhor ação para a manutenção das famílias no campo, dando condições de viverem com melhor qualidade de vida do que se migrassem para as periferias das cidades.


Sertão, Agricultura Familiar, Trabalhador Rural, Sertanejo

AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


POLÍTICA E AGRICULTURA FAMILIAR

Municípios que utilizam de programas de apoio a agricultura familiar logram sucesso. Esse sucesso se demonstra através da construção de um projeto coletivo e autônomo de vida e trabalho no ambiente rural. 

Porém, o que prejudica é o uso das necessidades dos agricultores e agricultoras familiares para fins de exploração política partidária. A exploração puramente política de ações que visam beneficiar famílias rurais  costumam não ter continuidade e as mantém como reféns do paternalismo político populista e não as tira das condições limites em que vivem.

                                                       

"Ações por parte de gestões municipais que agregam valores a produção agropecuária é fundamental para que agricultores e pecuaristas familiares produzam e reproduzam seu modo de vida no sertão com qualidade de vida."

Carlos do Tigre

                                                       

Sertão, Agricultura Familiar, Trabalhador Rural, Sertanejo

AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO - CAPRINOCULTURA - PECUÁRIA



Para Carlos do Tigre, o Estado investe na lógica de negócios das grandes propriedades rurais e sempre apoiou e financiou o  "grande" agronegócio e o com isto o "agro" da pecuária e agricultura familiar tem suas capacidades podadas e se instala um quadro de pobreza rural social e econômica.”, acrescenta.

ÁREAS DE SEQUEIRO DE IRRIGAÇÃO

No polo do Vale do São Francisco, região central do semiárido brasileiro, municípios tiveram um bom impulso em seu desenvolvimento socioeconômico a partir da atuação de investimentos estatais com obras de infraestrutura para geração de energia elétrica e a promoção das politicas de modernização e industrialização da agricultura, especificamente, por meio de áreas irrigadas.

Área do semiárido brasileiros  onde se desenvolve a agricultura de sequeiro, marcadas pela predominância do bioma Caatinga. A precipitação pluviométrica é baixa, no máximo 700 mm por ano, e o regime de chuvas é irregular, concentrado em um único período do ano. Além disso, as temperaturas são elevadas, a umidade relativa do ar e baixa (50%), a evaporação anual é alta, o solos são rasos e de baixa fertilidade. 

Para estas regiões as políticas públicas de apoio aos produtores rurais precisam ser diferenciadas devido aos longos períodos de seca. Desenvolver ações para ajudar os produtores rurais a conviver com a seca que castiga o semiárido.

                                                       

"Projetos públicos de apoio aos produtores familiares do Semiárido deveria ser parte integrante de um conjunto de compromissos que governos municipais, estaduais e governo federal poderiam adotar e priorizar para avançar na erradicação da pobreza no campo, levando serviços e investimentos diretamente para a população e produtores."

Carlos do Tigre

                                                       


Sertão, Agricultura Familiar, Trabalhador Rural, Sertanejo

ASSISTÊNCIA TÉCNICA - AGRICULTURA FAMILIAR 


AÇÕES IMPORTANTES

Os serviços de assistência técnica e extensão rural são essenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, principalmente, no que se refere a inserção e viabilização de novas práticas agroecológicas. Tal fomento que ainda surge timidamente no cotidiano da agricultura familiar, precisa de uma abrangência sistêmica e adequada a essa atividade econômica. 

• Assistência técnica e extensão Rural contínua e especializada.

• Fomento às atividades de segurança hídrica e de produção sustentável.

• Agroindustrialização e comercialização da produção.

• Acesso às políticas públicas para o meio rural e a Agricultura Familiar (Pronaf, Água para Todos, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, PAA, PNAE, Cefir, Regularização Fundiária, Garantia Safra, entre outros)

_____________________

VEJA MAIS MATÉRIAS

                       Algodão, Agronegócio, Agricultura, Agro, Colheita, Ceará

SERTÃO BRASILEIRO: POMAR DO MUNDO?

______________________



CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

5 Comentários

  1. Gostei do artigo. Fala a verdade sobre nossa vida no meio rural, no Sertão.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Tam bem gostei comecei desenvolve esse projeto em casa atualmente plantei 700 pe de aimpim

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem