AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO
AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO
No Sertão mulheres e homens rurais resistem e mostram a importância da existência da Agricultura Familiar.
Enquanto municípios, estados e governo federal priorizam o agronegócio, a agricultura familiar sertaneja luta pela sobrevivência e mostra a importância da relação entre o ser humano e o ambiente em que vive .
AGRICULTURA FAMILIAR E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
A agricultura familiar no Brasil é a principal produtora dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros. Diferente da monocultura, esse tipo de manejo do solo produz alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema, e é feito por brasileiras e brasileiros que tem a terra como sua principal fonte de sustento.
Durante a pandemia o papel da agricultura familiar no combate à fome mostrou sua grande importância. Pesquisas recentes consideraram que a agricultura familiar é a melhor ação para a manutenção das famílias no campo, dando condições de viverem com melhor qualidade de vida do que se migrassem para as periferias das cidades.
AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
POLÍTICA E AGRICULTURA FAMILIAR
Municípios que utilizam de programas de apoio a agricultura familiar logram sucesso. Esse sucesso se demonstra através da construção de um projeto coletivo e autônomo de vida e trabalho no ambiente rural.
Porém, o que prejudica é o uso das necessidades dos agricultores e agricultoras familiares para fins de exploração política partidária. A exploração puramente política de ações que visam beneficiar famílias rurais costumam não ter continuidade e as mantém como reféns do paternalismo político populista e não as tira das condições limites em que vivem.
"Ações por parte de gestões municipais que agregam valores a produção agropecuária é fundamental para que agricultores e pecuaristas familiares produzam e reproduzam seu modo de vida no sertão com qualidade de vida."
Carlos do Tigre
Para Carlos do Tigre, o Estado investe na lógica de negócios das grandes propriedades rurais e sempre apoiou e financiou o "grande" agronegócio e o com isto o "agro" da pecuária e agricultura familiar tem suas capacidades podadas e se instala um quadro de pobreza rural social e econômica.”, acrescenta.
ÁREAS DE SEQUEIRO DE IRRIGAÇÃO
No polo do Vale do São Francisco, região central do semiárido brasileiro, municípios tiveram um bom impulso em seu desenvolvimento socioeconômico a partir da atuação de investimentos estatais com obras de infraestrutura para geração de energia elétrica e a promoção das politicas de modernização e industrialização da agricultura, especificamente, por meio de áreas irrigadas.
Área do semiárido brasileiros onde se desenvolve a agricultura de sequeiro, marcadas pela predominância do bioma Caatinga. A precipitação pluviométrica é baixa, no máximo 700 mm por ano, e o regime de chuvas é irregular, concentrado em um único período do ano. Além disso, as temperaturas são elevadas, a umidade relativa do ar e baixa (50%), a evaporação anual é alta, o solos são rasos e de baixa fertilidade.
Para estas regiões as políticas públicas de apoio aos produtores rurais precisam ser diferenciadas devido aos longos períodos de seca. Desenvolver ações para ajudar os produtores rurais a conviver com a seca que castiga o semiárido.
"Projetos públicos de apoio aos produtores familiares do Semiárido deveria ser parte integrante de um conjunto de compromissos que governos municipais, estaduais e governo federal poderiam adotar e priorizar para avançar na erradicação da pobreza no campo, levando serviços e investimentos diretamente para a população e produtores."
Carlos do Tigre
ASSISTÊNCIA TÉCNICA - AGRICULTURA FAMILIAR
AÇÕES IMPORTANTES
Os serviços de assistência técnica e extensão rural são essenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, principalmente, no que se refere a inserção e viabilização de novas práticas agroecológicas. Tal fomento que ainda surge timidamente no cotidiano da agricultura familiar, precisa de uma abrangência sistêmica e adequada a essa atividade econômica.
• Assistência técnica e extensão Rural contínua e especializada.
• Fomento às atividades de segurança hídrica e de produção sustentável.
• Agroindustrialização e comercialização da produção.
• Acesso às políticas públicas para o meio rural e a Agricultura Familiar (Pronaf, Água para Todos, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, PAA, PNAE, Cefir, Regularização Fundiária, Garantia Safra, entre outros)
_____________________
SERTÃO BRASILEIRO: POMAR DO MUNDO?
______________________
Gostei do artigo. Fala a verdade sobre nossa vida no meio rural, no Sertão.
ResponderExcluirAna
Tam bem gostei comecei desenvolve esse projeto em casa atualmente plantei 700 pe de aimpim
ResponderExcluirValeu. Acompanhe o Blog CDT PERGUNTA
ExcluirTambém gostei
ResponderExcluirExcelente matéria
ResponderExcluir