FRUTAS NO SERTÃO DO BRASIL
A fruticultura irrigada tem se mostrado como a atividade agrícola que mais se expande nos últimos anos e a irrigação por gotejamento, no sertão nordestino, permite que um sonho vire realidade. A fruticultura irrigada tem se mostrado como a atividade agrícola que mais se expande nos últimos anos.
SERTÃO BRASILEIRO: POMAR DO MUNDO?
IRRIGAÇÃO NO SERTÃO - MELÃO - CEARÁ
IRRIGAÇÃO - GOTEJAMENTO
"Irrigação por gotejamento é o caminho para transformaro sertão brasileiro no POMAR DO MUNDO”
Você pode estar se perguntando:
O sertão nordestino não é a região mais seca do Brasil, como ser o “pomar do mundo”?
De fato, no semiárido nordestino raramente chove mais de 500mm no ano, seus solos são de forma geral pobres em matéria orgânica e as temperaturas facilmente ultrapassam os 30℃ de média. Mas, também é fato que com pouca água e tecnologia, pode-se transformar desertos em pomares.
O Brasil pode ser transformado no pomar do mundo, se o país investir cada vez mais em tecnologia de produção de frutas no semiárido.
A solução para isso está na irrigação por gotejamento. Mas não uma irrigação que leve apenas água. É preciso levar também os nutrientes que a terra e as plantas precisam, por meio da chamada fertirrigação.
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO - FERTIRRIGAÇÃO
FERTIRRIGAÇÃO
O processo de adubação é fundamental para a lavoura. Afinal de contas, é assim que as plantas recebem mais nutrientes que vão permitir a elas expressar melhor todo potencial produtivo.
Fertirrigação é uma técnica de adubação que consiste na aplicação conjunta do fertilizante com a água da irrigação, levando nutrientes ao solo. Essa prática permite maximizar e até mesmo economizar na utilização dos fertilizantes dentro do sistema produtivo.
A melhor eficiência quanto à utilização dos fertilizantes se deve ao fato de ocorrer o fornecimento de nutrientes de forma gradual e na presença de água. Isso melhora a absorção pelas plantas e reduz as perdas (lixiviação/volatilização) que existem pelo método convencional.
Normalmente, essa prática é utilizada em sistemas de irrigação localizada e de alta frequência, como no gotejamento e no sistema de microaspersão.
IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA
FRUTICULTURA IRRIGADA - MELANCIA
Se a fruticultura é “uma restauração do paraíso”, como escreveu o professor José Luiz Tejon em seu blog, então permitam-me dizer que o sertão é um pedacinho do jardim do Éden. Eu disse pedacinho? Por enquanto! O agronegócio da fruticultura está diante de um mar aberto de oportunidades, tanto internas quanto externas.
O Brasil é um dos maiores produtores de frutas in natura do mundo. Temos um grande mercado interno com potencial de aumento, visto que consumimos muito abaixo da quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e temos um enorme mercado externo do qual participamos de apenas aproximadamente 1% (cerca de US$ 1,0 bilhão anuais).
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO
Para que o sonho de uma terra árida se transforme em solos férteis e produtivos, não basta “jogar água”. Tudo começa por um bom projeto de irrigação e fertirrigação, com dimensionamento dos equipamentos adequados para proteção e eficiência do seu sistema de irrigação, respeitando os requisitos agronômicos da cultura e operacional das atividades de produção.
Hoje, a irrigação por gotejamento não só é uma realidade para um produtor da Chapada do Apodi ou do Vale do São Francisco, como é a forma mais eficiente de se levar água e fertilizantes às raízes das plantas no momento certo e na quantidade correta.
" Ao se utilizar a irrigação por gotejamento de forma adequada, se diminui o excesso de água, reduzindo os impactos ambientais e os resultados positivos são uma melhor eficiência no cultivo e produção "
Carlos do Tigre
FONTE: ABRAFRUTAS - AEGRO
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Quero trabalho
ResponderExcluirExcelente matéria 👍
ResponderExcluir