CRÉDITO RURAL
Crédito rural define-se como os recursos financeiros destinados ao financiamento de despesas normais dos ciclos produtivos da agropecuária, investimento em bens e serviços, além de despesas nas atividades de comercialização e industrialização da produção.
O agronegócio é fortalecido pelo crédito rural . Com o financiamento rural, os produtores que executam a administração da propriedade rural conseguem dinheiro para investir em tecnologia, melhorando a infraestrutura de seus sítios e fazendas.
AGRONEGÓCIO
Um dos principais pilares da economia no Brasil é a agricultura, pecuária e setores afins, o agronegócio. Os produtos que vêm do campo geram emprego e riqueza para o país. E boa parte desse sucesso se deve ao financiamento e crédito rural, mecanismo que oferece meios de crescimento aos produtores agropecuários.
EMPRÉSTIMO RURAL
O empréstimo ou crédito rural financia despesas que vão desde o custeio de cada ciclo produtivo até investimentos em bens e serviços. Seja para melhorar o processo de produção do setor da agropecuária que o produtor rural atua ou adquirir máquinas e equipamentos, tendo como objetivo levar a produção mais longe.
Os recursos podem ser usados de três maneiras. São elas:
- Custeio: aquisição de insumos, animais (reprodutores e matrizes) e outras despesas relativas ao ciclo produtivo;
- Investimento: obras de irrigação, reformas na propriedade rural e compra de equipamentos;
- Comercialização: proteção de preços, estocagem e outras ações relacionadas a compra e venda dos produtos agrícolas.
O acesso ao CRÉDITO RURAL, na agricultura e na pecuária, ajuda produtores rurais, empreendedores do agro, associações e cooperativas a financiar, reduzir os custos, aumentar suas operações e a realizar investimentos, otimizando os processos de produção e comercialização e também contribui em agregar qualidade e valor aos produtos agropecuarios.Carlos do Tigre
PRONAF E O CRÉDITO RURAL
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal, tem como objetivo o fomento à geração de renda e a melhoria da adoção da mão de obra familiar nas atividades rurais.
Há três categorias de enquadramento para os produtores:
- grupo A: é composto por agricultores familiares que receberam benefícios do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou foram assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), desde que não tenham contratado investimentos do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera) nem o limite de operações ou valor de crédito voltado à estruturação pelo Pronaf;
- grupo B: são beneficiários que antecipam o pedido da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), têm renda bruta familiar de até R$ 23 mil nos últimos 12 meses e não contratam assalariado permanente;
- grupo A/C: são beneficiários do PNCF ou assentados pelo PNRA que contrataram a primeira operação no grupo A e não solicitaram financiamento de custeio, com exceção do próprio grupo A/C.
- Pronaf Custeio, que é dividido em agrícola e pecuário;
- Pronaf Investimento, que se subdivide nas seguintes linhas de crédito: Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Mulher, Pronaf Bioeconomia, Pronaf Agroindústria, Pronaf Agroecologia, Pronaf Jovem, Pronaf Microcrédito (grupo “B”), Pronaf Cotas-partes, Pronaf Floresta, Pronaf Semiárido e Pronaf Industrialização de Agroindústria Familiar.
FINANCIAMENTO E CRÉDITO - AGRICULTURA FAMILIAR
CREDITO RURAL POR REGIÃO
Em recente pesquisa realizada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), verificou-se que a principal demanda do produtor rural brasileiro é o crédito. Tamanha importância do tema, faz com que o financiamento da produção rural seja tratado como assunto de Estado em diversos países do mundo assumindo, muitas vezes, a função de subsídio agrícola com juros abaixodo valor de mercado.
A abordagem territorial do crédito rural é fundamental no sentido de avaliação da política de financiamento da produção agropecuária no Brasil. Tais valores devem ser avaliados segundo o tipo, porte e características intrínsecas de cada atividade agropecuária desenvolvida no território, subsidiando assim a avaliação global das políticas agrícolas e permitindo identificar potencialidades e gargalos, além de contribuir ativamente nos processos de planejamento futuro de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Matopiba.
Um bom exemplo da regionalização do crédito é o BNB - Banco do Nordeste do Brasil que, com atuação no NORDESTE, tem alavancado e agregado valores as iniciativas empreendedoras locais e alcançado os micro e pequenos empreendedores e produtores rurais.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Como Fasso pra conseguir esse empréstimo
ResponderExcluir