ASSOCIATIVISMO
Com o associativismo, enriquecemos nossa bagagem através de novos olhares, ideias, soluções e alternativas. Além de ter a possibilidade de atuar com voz ativa na reivindicação de políticas públicas pelo setor produtivo.Pensar coletivo é sempre mais vantajoso.
FORTALECIMENTO DO ASSOCIATIVISMO PARA SUPERAR OBSTÁCULOS
Associativismo é um movimento de grupos sociais organizados que, através de ações democráticas, de diálogo e de representatividade atuam na construção de políticas públicas, reivindicação de direitos e debates em diversos ambientes da sociedade civil.
A associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que reúne pessoas e entidades em busca de interesses em comum. As associações têm como principal objetivo uma representatividade atuante e efetiva que traga resultados no âmbito social, político, ambiental e econômico.
Mais que impactar individualmente, o poder do associativismo está na coletividade e, além do setor, ganha também a economia local e a sociedade.
FORTALECIMENTO DO ASSOCIATIVISMO
Uma atividade que deveria ser incentivada e patrocinada com mais contundência pelas administrações municipais é o fortalecimento do associativismo.
O ASSOCIATIVISMO é capaz de multiplicar recursos aplicados em obras e serviços públicos, unir comunidades em torno de objetivos comuns e atender as demandas mais prementes. Esta importância se prioriza em maior grau em municípios com extensa área rural. Exemplo: Casa Nova BA, Sento Sé BA, Pilão Arcado BA, Remanso BA entre outros.
De acordo com Carlos do Tigre, do Vale do São Francisco, polo Juazeiro BA / Petrolina PE, que conhece de perto a realidade das comunidades do interior e sempre participou de atividades e programas de incentivo ao ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO, quando órgãos governamentais atribuem em seus planos de governo ações que atendem e fortalecem o ASSOCIATIVISMO, o alcance as localidades do interior dos municípios e aos seus moradores se torna mais fácil.
ASSOCIATIVISMO AS COMUNIDADES
“Incentivando a criação de associações onde ainda não existem, fortalecendo as existentes, trocando experiências entre comunidades e decidir de comum acordo com as representações comunitárias o que deve ser feito em cada localidade ajuda a logística da gestões municipais no conhecimento e atendimento das demandas das localidades.”Destaca Carlos do Tigre.
"O apoio ao associativismo comunitário cria canais de inclusão e progresso sócio-econômico e faz com que municípios como Casa Nova BA, com área territorial de 9.647,072 km² e população de cerca de 80 mil habitantes, sendo que a maioria desta população ( 63% ) residem na zona rural, se fortaleçam na estruturação, distribuição e alcance de serviços públicos."
“O trabalho integrado entre os vários órgãos das prefeituras em apoio ao ASSOCIATIVISMO produz resultados positivos mais rapidamente” – avalia Carlos do Tigre.
ASSOCIATIVISMO E GESTÃO PÚBLICA
A criação e desenvolvimento de novas organizações associativistas pode se dar através de programas de incentivo da prefeitura.
Esse incentivo pode acontecer visando apoio a associações já existentes ou a criação de novas instituições, oferecendo assistência administrativa em parceria com outras entidades, com incubadoras de cooperativas populares ou através de cursos de capacitação.
Podem ser incentivadas pela administração municipal associações, cooperativas, redes de empresas, consórcios, Empresas de Participação Comunitária (EPC) ou qualquer grupo informalmente organizado.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Corretissimo
ResponderExcluirBela explanação
ResponderExcluirGrande Carlos do Tigre, nossa região precisa de pessoas como você.
ResponderExcluirMuito importante a matéria. Você deveria dar cursos e o poder público municipal solicitar seus serviços.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirParabéns Carlos.
ResponderExcluirAssociações são muito importantes.
Tive o prazer de conhecer e trocar idéias com o inteligente Carlos do Tigre
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir