MARACUJÁ NO BRASIL

MARACUJÁ

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. O Brasil é um dos maiores produtores mundial de maracujá e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. Ceará, Bahia e Santa Catarina são, respectivamente, os estados maiores produtores.

PRODUÇÃO DE MARACUJÁ NO BRASIL

PRODUÇÃO DE MARACUJÁ NO BRASIL

PRODUÇÃO DE MARACUJÁ NO BRASIL

FRUTICULTURA - MARACUJÁ

O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular.

PRODUÇÃO NACIONAL DE MARACUJÁ

O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de maracujá. Nossos produtores colhem cerca de 600 mil de toneladas da fruta por ano, com os números apresentando tendência de crescimento tanto na área produzida como no volume de produção e exportação.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, a produtividade média de maracujá chegou a ser de 14 toneladas por hectare e, atualmente, as regiões que fomentam e registram as maiores produções de maracujá são:

> Veja o Mapa



CULTIVO DO MARACUJAZEIRO

PRODUÇÃO DE MARACUJÁ POR ESTADO

Entre os principais estados produtores estão o Ceará e a Bahia, ambos no Nordeste. Mas, nos últimos anos, os estados do Distrito Federal e de Santa Catarina registraram um aumento no volume de produção de maracujá, com um destaque para o Distrito Federal em 2021, que registrou um rendimento de quase 30 toneladas por hectare área de maracujá.

MUNICÍPIOS AGRÍCOLAS - PLANTIO MARACUJÁ

MARACUJÁ - MERCADO

O Brasil é um importante produtor de maracujá. Porém, grande parte do volume de produção é destinado às áreas do Sudeste, principalmente às redes Centrais de Abastecimento, para consumo interno dos brasileiros nesses lugares. 

Mesmo com um alto volume de produção, a maior parte dos produtores de maracujá no Brasil são de pequeno porte e se destinam à AGRICULTURA FAMILIAR.

No Nordeste e Sudeste, pequenos produtores, geralmente, destinam suas produções para o mercado consumidor local. 
Ademais, é importante ressaltar que existem vários tipos e gêneros do maracujá brasileiro, mas o que é mais produzido internamente e que apresenta melhores resultados - por conta dos climas tropicais e subtropicais e terrenos arenosos e argilosos - é o maracujazeiro-azedo. Esse gênero também é utilizado na confecção de cosméticos e produtos de higiene, como xampus, condicionadores, sabonetes líquidos e hidratantes corporais.


AGRICULTURA FAMILIAR - PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

MERCADO INTERNACIONAL DO MARACUJÁ

Embora o Brasil seja líder na produção mundial de maracujá, ele não é um dos maiores exportadores da commodity. Não obstante, o Brasil registrou um crescimento expressivo na comercialização internacional da fruta nos últimos anos. 

Em relação à exportação do suco de maracujá, em 2021 o Brasil vendeu cerca de 891 toneladas, representando uma alta de mais de 91% em relação ao registro do ano anterior (aproximadamente 465 toneladas), de acordo com o Comex Stat. A receita gerada pela operação aumentou de 1,1 bilhão de dólares em valor FOB, no ano de 2020, para 2,2 bilhões em 2021.

 _____________________

VEJA ESTA MATÉRIA

PRODUTORES DE GOIABA

 _____________________


_____________________




 _____________________




CARLOS DO TIGRE

CDT PERGUNTA - CARLOS DO TIGRE

AGRO/RURAL- EMPREENDER - MARKETING - POLÍTICA


GILBERTO SECCHI - GRANDVALLE

EMPREENDEDORISMO RURAL: GILBERTO SECCHI E GRANDVALLE

AGRO É POP    AGRONEGÓCIO      AGRO RURAL
CRÉDITO RURAL    PECUÁRIA    AGRICULTURA
PRODUTOR RURAL    PRODUTORA RURAL    AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL

GESTÃO RURAL     GESTÃO FINANCEIRA RURAL     GESTÃO DE EMPRESA RURAL 

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem